Pedro justifica confiança antiga e se torna peça-chave no Flamengo de Tite

Pedro é o dono da artilharia do Flamengo do ano e, de longe, é também o artilheiro da Era Tite. O camisa 9 chegou a seis gols em nove jogos com o treinador e reencontrou a boa fase que o credenciou como titular. O atacante marcou na vitória por 3 a 0 em cima do América-MG.

O atacante é o único jogador de linha que foi titular em todas as partidas de Tite. Foi com o treinador que Pedro voltou a marcar com bola rolando após mais de três meses. Dos seis marcados com a nova comissão técnica, apenas o primeiro, contra o Cruzeiro, foi de pênalti.

Entre os jogadores que participaram de gols com Tite, Pedro é quem precisa de menos minutos para marcar um gol ou dar uma assistência. Ao todo, 698 minutos em campo e seis participações (todas foram gol). O camisa 9 precisa de 116 minutos para participar decisivamente de um lance.

Pedro ganha um abraço de Tite após seu gol em América-MG x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Logo nos primeiros dias, Tite conversou diretamente com Pedro para entender o momento do atacante. Gabigol também participou do papo, que foi considerado positivo por todas as partes. Na ocasião, o treinador deixou em aberto a possibilidade de utilizar os dois juntos. A dupla se colocou à disposição.

Jogadores com participações em gols com TIte no Flamengo

Jogador Gols Assistências Participações em gols Minutos em campo Minutos para participar de um gol
Pedro 6 0 6 698 116
Everton Ribeiro 1 1 2 244 122
Everton Cebolinha 2 2 4 543 136
Luiz Araújo 2 0 2 392 196
Filipe Luís 0 1 1 206 206
Arrascaeta 3 0 3 634 211
Pulgar 0 3 3 678 226
Ayrton Lucas 1 2 3 698 233
Gerson 1 1 2 354 354
Bruno Henrique 0 1 1 416 416

Pedro largou na frente e aproveitou a oportunidade. O atacante melhorou fisicamente, mostrou mais mobilidade e reencontrou uma das suas principais características: pivô. Além disso, tornou-se figura frequente no campo de defesa para ajudar na marcação.

Nos jogos com Tite, Pedro deu 16 chutes sendo 12 com direção no gol. Além disso, o atacante tem média de 62% das conversão de chances claras - converteu cinco das oito possibilidades. Contra o América-MG foi o primeiro jogo que o camisa 9 ficou os 90 minutos em campo com o treinador.

Relação antiga e consumada no dia a dia

Pedro foi um dos atacantes de Tite na Copa do Mundo de 2022, mas a relação com a comissão técnica do treinador começou ainda em 2020. No primeiro ano defendendo o Flamengo , o atacante se consolidou como titular diante da ausência de Gabigol, que se recuperava de lesão.

Pedro, do Flamengo, comemora gol em cima do América-MG — Foto: Divulgação / Flamengo

Em 2020, quando foi lembrado por Tite para as Eliminatórias, Pedro somava 20 gols em 36 jogos - sendo 12 deles nos últimos 14 jogos. O primeiro bom momento do jogador no clube aconteceu com Domenéc Torrent. A recuperação de Gabi e a chegada de Rogério Ceni fizeram Pedro retornar ao banco de reservas.

Foi neste momento que a relação com a comissão técnica de Tite começou a ser construída. Os auxiliares de Tite, Cléber Xavier e Matheus Bachi, se mantinham atentos aos minutos que Pedro ganhava em campo. O atacante continuou sendo monitorado. As partes mantiveram algumas conversas no período.

Mas foi em 2022 que Pedro conquistou pela primeira vez o status de titular no Flamengo . Formando dupla com Gabigol, em meio à lesão de Bruno Henrique, o camisa 9 chegou aos 29 gols na temporada e carimbou o passaporte para a Copa do Mundo com Tite.

A chegada da comissão técnica ao Flamengo fez Pedro ter oportunidade desde o primeiro momento. O 'namoro' é antigo e fruto de um acompanhamento de quase três anos. Os resultados começaram a aparecer em pouco mais de um mês de Tite no Rubro-Negro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte