Pedro já definiu quem será o responsável pela cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado do joelho esquerdo, após a lesão sofrida durante um treinamento com a Seleção Brasileira, no último dia 4. O atacante optou por Luiz Antônio Vieira Martins, o mesmo médico que o operou em 2018, quando o jogador passou por uma situação semelhante.
Naquela ocasião, Pedro estava no Fluminense e rompeu o ligamento cruzado do joelho direito durante uma partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. A grande diferença entre as duas lesões é que, desta vez, o menisco não foi afetado, o que pode agilizar o processo de recuperação. Em 2018, a lesão no menisco exigiu uma intervenção adicional, prolongando o tempo de recuperação.
Em 2018, Pedro precisou de sete meses e três semanas (235 dias) para retornar aos gramados, após a lesão. O retorno aconteceu em abril de 2019, em uma partida contra o Santa Cruz, pelo Fluminense. Naquela temporada, assim como em 2024, Pedro vivia grande fase e liderava a artilharia do Campeonato Brasileiro antes de se lesionar. Em 2018, ele havia marcado 10 gols em 19 jogos, enquanto em 2024, já soma 11 gols em 21 partidas.
O Flamengo informou, durante a apresentação de Gonzalo Plata, que a cirurgia de Pedro deve ser realizada entre sexta-feira e sábado desta semana, dando início ao longo processo de recuperação. O clube e o jogador esperam que a experiência anterior ajude Pedro a superar mais essa adversidade e voltar ainda mais forte em 2025.