Pedreira, vale atenção ou saco de pancada? Veja guia dos 32 times presentes no sorteio da Libertadores 2025

publicidade

A Libertadores é objeto de desejo de todo time da América do Sul. O sorteio da principal competição do continente acontece nesta segunda-feira, a partir das 20h (de Brasília), com duração total prevista de uma hora, junto ao da Copa Sul-Americana. A transmissão do evento acontece ao vivo nos canais do YouTube da competição e na ESPN (TV fechada) e na Disney+ (streaming).

Atual campeão do torneio, o Botafogo já está garantido como primeiro cabeça de chave no Grupo A. Palmeiras , Flamengo , São Paulo, Internacional , Bahia e Fortaleza também buscam manter a hegemonia brasileira no torneio. Com 32 times classificados, O GLOBO criou um guia especial para avaliar cada um com base nas seguintes definições: pedreira, vale a atenção, coadjuvante e saco de pancada.

Além do Botafogo, Palmeiras, Flamengo e São Paulo entram como cabeças de chave, uma vez que os quatro potes foram definidos por meio do ranking da Conmebol. O Racing-ARG, atual campeão da Sul-Americana, River Plate-ARG, Nacional-URU e Peñarol-URU fecham os mais bem posicionados. Conforme a regra tradicional do formato, eles poderão cair separadamente dos Grupos B a H. Em seguida, os clubes dos demais potes são sorteados para fechar oitos grupos com quatro equipes.

São os casos de Inter, Fortaleza e Bahia, que integram os potes 2, 3 e 4, respectivamente. Por conta do nível inferior no ranking, têm mais chance de já encontrar uma pedreira pela frente. Mas há um porém: times do mesmo país não se enfrentam na fase classificatória, a não ser que venham da preliminar. Sendo assim, o tricolor baiano pode encontrar outro brasileiro na chave.

Confira a avaliação de cada equipe:

Botafogo - Atual campeão da Libertadores e do Brasileiro, o Botafogo perdeu dois de seus principais jogadores (Luiz Henrique e Almada), mas ainda tem um bom time para defender o título continental da temporada passada.

Jogadores do Botafogo reunidos para a final da Recopa — Foto: Vítor Silva
Jogadores do Botafogo reunidos para a final da Recopa — Foto: Vítor Silva

River Plate-ARG - Semifinalista da Libertadores no ano passado, o tetracampeão River Plate segue como uma das principais forças do futebol sul-americano.

River Plate — Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP
River Plate — Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Palmeiras - Presença constante no mata-mata da Libertadores, o Palmeiras de Abel Ferreira fez contratações de peso para esta temporada, como Paulinho e Vitor Roque, para tentar esquecer o ano passado sem um grande título.

Palmeiras se classificou no Paulistão — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Palmeiras se classificou no Paulistão — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Flamengo - Em menos de seis meses, o Flamengo de Filipe Luís já conquistou três títulos (Copa do Brasil, Supercopa e Carioca), com apenas uma derrota em 27 jogos até aqui. A tradição no torneio é outro ponto que pesa a favor do rubro-negro.

Jogadores do Flamengo comemoram o gol na goleada sobre o Maricá — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Jogadores do Flamengo comemoram o gol na goleada sobre o Maricá — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Peñarol-URU - Pentacampeão, o Peñarol quase chegou à final na edição passada e busca retomar as glórias do passado.

Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores diante do Peñarol — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Flamengo perdeu invencibilidade de cinco anos na Libertadores diante do Peñarol — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Nacional-URU - Tricampeão, o Nacional fez jogo duro contra o São Paulo nas oitavas de final do ano passado e pode dificultar novamente a vida dos favoritos.

São Paulo - Extremamente acostumado com o clima da Libertadores, o tricampeão São Paulo caiu, no ano passado, nas quartas de final para o Botafogo, atual campeão, nos pênaltis.

Lucas em ação na vitória do São Paulo sobre o São Bernardo — Foto: Divulgação São Paulo
Lucas em ação na vitória do São Paulo sobre o São Bernardo — Foto: Divulgação São Paulo

Racing-ARG - Atual campeão da Sul-Americana e Recopa, o Racing tem um time organizado e conta com o fator casa no “caldeirão” do El Cilindro.

John observa a bola entrar no chute de Zuculini, o segundo gol do Racing — Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
John observa a bola entrar no chute de Zuculini, o segundo gol do Racing — Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Olimpia-PAR - Mesmo com o status de tricampeão, o Olimpia está em níveis financeiro e técnico abaixo da elite do futebol sul-americano.

LDU-EQU - Campeão da Sul-Americana em 2023, a LDU já foi mais relevante no cenário sul-americano, mas, ao mesmo tempo, o fator altitude ainda pode fazer diferença.

Internacional - O time de Roger Machado terminou o Brasileiro de 2024 na quinta colocação e conquistou o Gaúcho depois de oito anos.

O técnico Roger Machado, que comanda o Internacional — Foto: Ricardo Duarte
O técnico Roger Machado, que comanda o Internacional — Foto: Ricardo Duarte

Libertad-PAR - Assim como o rival Olimpia, o Libertad não dá sinais dentro e fora de campo que baterá de frente com os principais times da Libertadores.

Independiente del Valle-EQU - Vice-campeão da Libertadores em 2016 e conhecido por revelar talentos, o Independiente del Valle está em 10º lugar no Campeonato Equatoriano, o que reduz a expectativa.

Colo-Colo-CHI - 11º do Campeonato Chileno, o Colo-Colo carrega tradição na Libertadores, mas está longe de ser um “bicho-papão”.

Estudiantes-ARG - Tetracampeão, o Estudiantes decepcionou na última edição ao ficar em último lugar na fase classificatória e ocupa apenas a quinta colocação de seu grupo no Campeonato Argentino.

Bolívar-BOL - Na edição passada, o Bolívar, que conta com a altitude de 3.650 m em La Paz, desbancou o Flamengo ao se classificar em primeiro lugar do grupo, mas viria a cair nas oitavas para o brasileiro.

Atlético Nacional-COL - Campeão colombiano em 2024, o Atlético Nacional é o vice-líder na atual temporada, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. O time tem um modelo de jogo rápido, com muita força física e capacidade de resistir à pressão dos adversários. O elenco é considerado bom, com muitas opções para as variações que o modelo de jogo apresenta.

Vélez Sarsfield-ARG - Atual campeão argentino, Vélez perdeu o treinador e os dois melhores jogadores da equipe para esta temporada. Até aqui, o time é o lanterna do campeonato nacional, com são seis derrotas, dois empates e somente uma vitória, com um gol marcado e treze sofridos.

Fortaleza - Apesar de estar acostumado a fazer boas campanhas no Brasileirão, pesa contra o Fortaleza o início irregular de temporada. O time de Vojvoda perdeu o primeiro jogo da final do Campeonato Cearense para o Ceará por 1 a 0 e está em terceiro em seu grupo da Copa do Nordeste.

Vojvoda orienta seus jogadores antes de duelo com o Flamengo — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
Vojvoda orienta seus jogadores antes de duelo com o Flamengo — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Sporting Cristal-PER - Oitavo colocado no Campeonato Peruano, o Sporting Cristal tem um elenco limitado e quando foi colocado à prova, perdeu as duas partidas que teve com um nível mais elevado, contra Alianza Lima e Melgar. A tendência é que seja o saco de pancadas de seu grupo.

Universitario-PER - Apesar de um início promissor de temporada, com três vitórias e um empate, o Universitário deve ser o saco de pancada de seu grupo na Libertadores. Na edição do ano passado, o time ficou em quarto no grupo do Botafogo, com três derrotas e dois empates.

Talleres-ARG - Com uma vitória em 2025, o Talleres tem uma das piores campanhas do Campeonato Argentino nesta temporada, apesar do título da Supercopa Internacional em cima do River Plate. São quatro derrotas, cinco empates e apenas uma vitória até aqui.

Deportivo Táchira-VEN - Vice-líder do Campeonato Venezuelano, oTáchira começou a temporada com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota, e só perde para o La Guaira no saldo de gols. Apesar disso, a tendência é que o time seja o mais acessível de seu grupo.

Universidad de Chile-CHI - Atual campeão chileno, a La U começou o ano com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, mas com destaque no ataque: são 17 gols marcados em sete partidas disputadas na atual temporada.

Carabobo-VEN - Assim como o Deportivo Táchira, o Carabobo começou a temporada com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota, mas está em quarto na competição por conta do saldo de gols. Sua defesa é um dos pontos negativos neste início de ano: são sete gols sofridos em oito rodadas no campeonato nacional.

Atlético Bucaramanga-COL - O time é o atual 17º colocado no Campeonato Colombiano e venceu apenas uma partida em 2025. Ao todo, são quatro derrotas e seis empates, além do vice-campeonato da Recopa colombiana para o Atlético Nacional.

Central Córdoba-ARG - Atual campeão da Copa Argentina, o Central Córdoba faz uma campanha sólida no Campeonato Argentino, com 14 pontos conquistados em nove rodadas disputadas. O time tem o quarto melhor ataque da competição, com 15 gols marcados, com destaques para os artilheiros Bobadilla e Heredia.

San Antonio Bulo Bulo-BOL - Estreante na Libertadores, o time foi eliminado nas oitavas de final para o Aurora no Torneio Amistoso de Verão com um 4 a 1 no agregado e terminou o Torneio Clausura do ano passado em 13º lugar no campeonato com 16 times. A equipe foi campeã da Apertura do ano passado.

Barcelona de Guayaquil-EQU - Após eliminar o Corinthians na Pré-Libertadores, o Barcelona de Guayaquil mostrou que não é uma equipe difícil de ser batida, mas merece sua atenção quando atua em casa. No Campeonato Equatoriano, são três vitórias e uma derrota nesta temporada, além de se classificar nas duas eliminatórias da competição da Conmebol.

Barcelona de Guayaquil eliminou o Corinthians na Pré-Libertadores — Foto: MARCOS PIN / AFP
Barcelona de Guayaquil eliminou o Corinthians na Pré-Libertadores — Foto: MARCOS PIN / AFP

Alianza Lima-PER - Segundo colocado do Campeonato Peruano, o Alianza Lima chega à fase de grupos com casca de ter eliminado o Boca Juniors na La Bombonera na segunda fase da Pré-Libertadores. O elenco da equipe conta com Trauco, Barcos e Paolo Guerrero, velhos conhecidos do futebol brasileiro.

Cerro Porteño-PAR - Tradicional time do Paraguai, o Cerro Porteño chega na fase de grupos da Libertadores após passar por duas eliminatórias na competição com quatro vitórias em quatro jogos, eliminando Melgar e Monagas. No campeonato nacional, está em quarto, com 14 pontos conquistados em nove rodadas.

Bahia - O Bahia é outro time que vem da Pré-Libertadores. O time de Rogério Ceni tem um início de ano promissor, com 11 vitórias, seis empates e somente duas derrotas neste temporada, até aqui. Na final do baiano, venceu o rival Vitória por 2 a 0 no primeiro jogo.

Bahia está no Pote 4 da Libertadores — Foto: Arisson MARINHO / AFP
Bahia está no Pote 4 da Libertadores — Foto: Arisson MARINHO / AFP
Fonte: O Globo