Desde a primeira edição, que aconteceu em 1989, os times paulistas levam vantagem sobre os cariocas nas finais da Copa do Brasil . Ao todo, até hoje, são três decisões entre times de São Paulo e Rio de Janeiro na história da competição com placar de 2 a 1.
A primeira vez que aconteceu um embate entre paulistas e cariocas na final do torneio nacional foi em 2004, entre Flamengo e Santo André, com o clube do ABC Paulista levando a melhor. No ano seguinte, em 2005, foi a vez do Fluminense ser derrotado na decisão, dessa vez pelo Paulista de Jundiaí. Por fim, na edição do ano passado (2022), o Rubro-Negro conquistou o único título do torneio sobre times de São Paulo superando o Corinthians . Relembre os jogos:
- 2004: Santo André x Flamengo
No dia 23 de junho de 2004, Santo André e Flamengo fizeram o primeiro jogo da final da Copa do Brasil daquele ano. A partida de ida aconteceu no Palestra Itália, com mando do time do ABC Paulista, e terminou empatado em 2 a 2. O Rubro-Negro abriu o placar com gol de Roger, aos 25 minutos do primeiro tempo, mas levou a virada no começo da segunda etapa com tentos de Osmar e Romerito. No fim do jogo, Athirson deixou tudo igual no placar.
Com o empate, a partida foi aberta para o Maracanã, em partida que foi disputada uma semana depois, em 30 de junho. Após um primeiro tempo sem gols, Sandro Gaúcho e Élvis fizeram os gols que deram o primeiro e único título da competição - até hoje - do Santo André.
RAMALHÃO HISTÓRICO!🏆
Há 19 anos, o Santo André vencia o Flamengo no Maracanã e levantava a taça da @copadobrasilcbf ! #FutebolPaulista #BaúDoPaulistão
📷Reprodução pic.twitter.com/DF3pIfHMc6— Paulistão (@Paulistao) June 30, 2023
- 2005: Paulista de Jundiaí x Fluminense
A segunda decisão foi entre Paulista e Fluminense. A ida foi jogada no dia 15 de junho de 2005, no Estádio Doutor Jayme Cintra, em Jundiaí (SP) e terminou com uma vitória consistente dos paulistas por 2 a 0: Márcio Mossoró e Léo Aro fizeram os gols da vitória.
Apesar da volta ter sido no Rio de Janeiro, a final foi decidida em São Januário, estádio do Vasco. No entanto, como o Paulista tinha a vantagem no agregado, e a partida terminou em 0 a 0, o clube de Jundiaí ficou, também, com seu primeiro e único título de Copa do Brasil de sua história.
🏆Há 16 anos, Paulista conquistava a @CopadoBrasil sobre o Fluminense! Após vencer o jogo de ida por 2 a 0 no Jayme Cintra, o Galo empatou sem gols em São Januário e levou o título inédito para Jundiái. #FutebolPaulista #BaúDoPaulistão #CopaDoBrasil
📷Reprodução/Agência O Globo pic.twitter.com/ynfiAvjEs3— Paulistão (@Paulistao) June 22, 2021
- 2022: Flamengo x Corinthians
A final mais recente da Copa do Brasil foi marcada pela única vez que um time carioca venceu um paulista e ficou com o título. No dia 12 de outubro de 2022, os times de Vítor Pereira e Dorival Júnior ficaram frente a frente na Neo Química Arena. Os mais de 46 mil torcedores que foram acompanhar o duelo, no entanto, presenciaram um 0 a 0, e a partida ficou aberta para o jogo da volta.
No Maracanã, uma semana depois, no dia 19, houve um novo empate, dessa vez com gols: 1 a 1, com Pedro marcando logo aos sete minutos de jogo e Giuliano forçando a decisão por pênaltis já no final do tempo regulamentar. Nos pênaltis, a taça ficou com o Flamengo, que venceu por 6 a 5 após Matheus Vital errar a cobrança nas alternadas e Rodinei sacramentar a conquista.
A partida de ida entre Flamengo e São Paulo acontece neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. A partida decisiva, por sua vez, será disputada no domingo que vem (24 de setembro), às 16 horas, no Morumbi. No meio de semana, o Tricolor Paulista recebe o Fortaleza na quarta-feira, às 21h30, e o Rubro-Negro vai até o Serrinha enfrentar o Goiás , no mesmo dia, às 19 horas. Ambos os jogos serão pelo Campeonato Brasileiro .