Reunião foi organizada no intuito de montar estratégias para prevenir e antecipar problemas que poderão ocorrer entre as duas torcidas no caminho para Montevidéu e na própria capital do Uruguai

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) organizou uma reunião nesta quarta-feira com integrantes do Tribunal do Futebol, CBF e várias agências de segurança. O encontro teve como objetivo montar estratégias e antecipar problemas que poderão ocorrer durante a final da Conmebol Libertadores entre Palmeiras e Flamengo , agendada para o dia 27 de novembro, em Montevidéu (URU).

A final da Conmebol Libertadores de 2021 terá cobertura completa dos canais esportivos do Grupo Disney, com transmissão AO VIVO no FOX Sports e também pela ESPN no Star+ .

A discussão girou em torno dos perigos do deslocamento de mais de 20 mil torcedores pelo sul do Brasil até Montevidéu , supostos conflitos já anunciados pelas redes sociais entre as torcidas dos clubes e soluções para diminuir os riscos.

Segundo o Coordenador Brasileiro da Força Tarefa, auditor do Pleno do STJD do Futebol, Mauro Marcelo de Lima e Silva, “o objetivo dessa operação é a proteção dos cidadãos brasileiros e uruguaios; dos torcedores de ambos os clubes, bem como medidas para antecipar riscos, evitar crises e, na eventualidade mitigar seus efeitos, colaborando todas as agências envolvidas , de forma altamente profissional, elevando a imagem do futebol sul-americano e a imagem do Brasil no exterior”.

Um encontro anterior já havia sido realizado em Manaus com integrantes do STJD, policiais paulistas e uruguaios, além da Gerência de Segurança da Associação Uruguaia de Futebol e da Conmebol. As dezenas de medidas que serão tomadas, não reveladas por questões de sigilo, serão discutidas pela força tarefa na próxima semana.