O Palmeiras tem interesse na contratação de Gabigol e passou a agir para contar com o jogador, segundo apurou a ESPN . O movimento surgiu a partir da tensão reavivada nos últimos dias entre o atacante e o Flamengo , após o atleta ter recusado uma proposta de renovação com o time carioca.

O clube paulista, no entanto, trabalha com total cautela neste assunto por conta de todo o contexto envolvido: além de o jogador ter contrato vigente com outra agremiação, ele é ídolo no adversário e lida com uma acusação de doping .

Mesmo assim, de acordo com diferentes fontes ouvidas pela reportagem, o interesse alviverde em Gabigol não só é real como tem o aval de Leila Pereira , presidente do clube.

O jogador de 27 anos (fará 28 anos em 30 de agosto) gostou do que tem sinalizado de oferta do Palmeiras, mas entende que, pela relação que tem com a torcida rubro-negra, não deve forçar nada e que o time de São Paulo tem que se entender com o Flamengo. Pessoas próximas a Gabigol, porém, confirmaram à ESPN o interesse e a aproximação entre as partes.

O contrato do atacante com o Flamengo, no qual está desde 2019 e é multicampeão, vai até o fim deste ano. A partir desta segunda-feira (1º), quando restarão seis meses para o término do vínculo, ele poderá assinar pré-contrato com qualquer outro clube.

Se quiser ter o atacante à disposição já, o Palmeiras teria que acordar algo com o Flamengo. A janela de transferências, para poder regularizar os reforços, abre no próximo dia 10 de julho.

Até o momento, Gabigol está apto até para disputar o Campeonato Brasileiro com a camisa alviverde, uma vez que fez apenas cinco partidas pelo time rubro-negro na competição - se chegar a sete, estará impedido de atuar por outro clube na atual edição.

O que aconteceu entre Gabigol e Flamengo

A relação entre Gabigol e Flamengo nos últimos tempos não tem sido das melhores. Para além da polêmica envolvendo o uso da camisa do Corinthians e a 'perda' do número 10 , as partes não estão acertando uma possível renovação.

O time carioca ofereceu uma extensão de vínculo por um ano e um aumento salarial de 50%. O agora camisa 99 recusou a oferta , o que tornou a permanência no clube incerta. Em outubro da temporada passada, as partes tinham apalavrada uma renovação por cinco anos encaminhada, só que o desempenho técnico abaixo do esperado do jogador fez a diretoria rubro-negra repensar o negócio.

Sem o contrato de cinco anos à mesa, Gabigol decidiu recusar a oferta por um ano, aumentando ainda mais o desgaste entre as partes.

Na última quinta-feira (27), em entrevista ao canal 'Fala, João Guilherme', o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, falou abertamente sobre uma possível saída do atacante . O mandatário deixou claro que o clube não entrará em leilão. Caso Gabigol tenha uma oferta superior, a saída será o caminho.

"É uma discussão que a gente vem tendo já há algum tempo. E ela envolve basicamente duas coisas: valor e também prazo de contrato. A gente já procurou o Gabriel, fez uma oferta para ele. Essa oferta talvez não atenda aos interesses dele e, se não atender, o caminho natural dele vai ser, quando chegar o fim do ano, ele pode escolher onde vai. Se tiver uma oferta melhor que a do Flamengo, vai poder ir", falou Landim.

"O Flamengo já fez oferta, agora depende dele. Ele pode dizer que a oferta não atende a ele. É um direito dele, é profissional. A partir de 1º de julho, [ele] pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Faltam poucos dias, inclusive. Mas assim: o que ele tinha de expectativa em cima de valores e de prazo de contrato, o Flamengo não aceitou", garantiu Landim.

Agente de Gabigol, Júnior Pedroso também falou de forma pública sobre o assunto, em entrevista ao SporTV, e revelou um incômodo de seu cliente com a condução da situação . Ele admitiu chance de saída já nesta janela de transferências.

"O Gabriel está muito incomodado com o que está saindo porque afeta a relação dele com o torcedor. Espero podermos falar em breve do próximo clube do Gabriel", disse.

"Com certeza, se o Flamengo entende que pode exigir alguma troca ou algum valor financeiro para liberar o Gabriel de forma antecipada, isso pode acontecer. Caso contrário, ele vai sair em dezembro", acrescentou Pedroso.

O agente contou detalhes sobre as conversas que as partes tiveram ao longo do ano. De acordo com ele, a diretoria rubro-negra procurou o estafe do jogador em maio para reabrir negociação. No entanto, houve um impasse por conta do acordo que as partes chegaram a firmar em outubro de 2023 antes de as tratativas serem paralisadas.

"Estive com o Bruno [Spindel] em maio de 2024 em Bragança [Paulista, cidade no interior de São Paulo] e ele perguntou se tínhamos o desejo de reabrir a negociação. A gente entendeu que talvez eles tivessem problemas para desenvolver um negócio que já estava acordado. O Bruno não tinha apresentado nada nesse bate-papo. Demos um prazo até julho", contou.

"Não consegui mais conversar com o Bruno sobre renovação. Abordaram direto o Gabriel, num primeiro

momento ele estranhou. Nunca imaginamos que o Flamengo iria propor extensão de contrato de um ano. E ele, óbvio, negou na hora. Ele entendeu o que estava acontecendo. Discutimos o tema e resolvemos discutir a saída dele. Está muito claro que o Flamengo não tem interesse esportivo na permanência dele", afirmou Pedroso.

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Palmeiras: