Palmeiras diminui diferença para a ponta do Ranking de Desempenho

Desde que assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro há três rodadas, o Palmeiras vem se aproximando do topo também no Ranking de Desempenho, o que demonstra a consolidação da equipe de Abel Ferreira. Apenas quatro estrelas separam o Verdão do Red Bull Bragantino , que mesmo pontuando pouco nos últimos jogos segue atuando bem. O Fortaleza é outro que briga pela ponta. O Furacão, com um jogo a menos, vem logo abaixo.

O Atlético Mineiro é o vice-líder na competição, mas segue devendo em rendimento. E o Flamengo teve sua melhor atuação até aqui diante do Bahia. Voltou a subir, e ainda tem dois jogos a menos. O Santos é outro time que tem uma boa projeção. Pelo que mostrou em campo, poderia até estar mais bem colocado na competição.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 12ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol — a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Leão do Pici bateu o Tricolor do Morumbi
Imagem: Rodrigo Coutinho

Muita intensidade e pouca criação no duelo que abriu a 12ª rodada. São Paulo e Fortaleza se enfrentaram no Morumbi e o Leão do Pici voltou para casa com a vitória. O time anfitrião começou melhor. Marcou forte, anulou o jogo adversário inicialmente e levou perigo em ataques rápidos. Aos poucos o Fortaleza foi igualando esse cenário e impondo a sua forma de atuar. Na 2ª etapa, conseguiu marcar com Robson, em bela cobrança de falta de Crispim. O São Paulo não teve forças para reagir.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Vozão bateu o Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Ceará e Athlético Paranaense apresentaram muitas dificuldades para criar chances reais de gol em fase ofensiva. Chegaram com perigo, na maioria das vezes, em contra-ataques ou em bolas paradas. De certa forma um retrato dos organizados e intensos sistemas defensivos, mas também da inoperância para criar espaços diante de defesas fechadas. O Furacão jogou com um time misto, o que justifica a queda. O Vozão produziu um pouco mais e marcou o gol da vitória nos acréscimos.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Galo bateu o Timão em São Paulo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Hulk mostrou mais uma vez o motivo de ser um dos principais jogadores em atividade no Brasil hoje. Com grande atuação no 2º tempo, virou o jogo para o Atlético Mineiro. A partida vinha arrastada até então. Muita dificuldade para criar nos dois lados e o Corinthians abriu o placar em contra-ataque na 1ª etapa. Atrás no marcador, o Galo, mesmo desorganizado coletivamente, pressionou e conseguiu o resultado favorável com toda a justiça. O Timão recuou demais depois do intervalo.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o duelo de tricolores no Maracanã
Imagem: Rodrigo Coutinho

Após um 1º tempo com muitos problemas de criatividade nas duas equipes, Fluminense e Grêmio fizeram uma 2ª etapa mais agradável. É verdade que os dois sistemas defensivos mostraram organização ao longo dos 90 minutos, mas faltou mais naturalidade com a bola e velocidade na circulação. Com transições defensivas bem ajustadas de parte a parte, também foi difícil encaixar contra-ataques perigosos com regularidade. O Grêmio acabou marcando no fim e conquistou importante vitória.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da primeira vitória do Cuiabá no Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Equilíbrio, intensidade, muita pressão em busca da primeira vitória na competição, e um desfecho surpreendente em Chapecoense e Cuiabá. No agitado duelo da manhã de domingo, a equipe da casa explorou mais os contra-ataques, mas também foi agressiva em fase ofensiva. Dominava e parecia mais perto do resultado positivo no fim, mas perdeu Felipe Santana lesionado depois das cinco substituições e acabou sucumbindo com um gol de Elton. O Dourado teve organização ofensiva, mas parecia entregue antes do gol da vitória.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Palmeiras sobre o Atlético Goianiense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Por mais que o 3x0 possa soar um pouco exagerado, já que os dois últimos gols saíram nos acréscimos, com o Atlético Goianiense completamente exposto, o Palmeiras teve mais uma atuação sólida. Segue evoluindo e foi um time bastante agressivo na primeira metade do 1º tempo. Se tivesse finalizado melhor, teria aberto o placar mais cedo. O Dragão demorou a se encontrar, e quando equilibrou as ações, levou o gol. Na sequência o Verdão se fechou e explorou os contra-ataques.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Flamengo passou por cima do Bahia em Salvador
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um atropelo do Flamengo em cima do Bahia em Pituaçu! Uma das melhores atuações de uma equipe nas 12 rodadas deste Brasileirão 2021. O Rubro-negro basicamente não deixou o Bahia contra-atacar. Tirando pequenos e insignificantes momentos, o time da Gávea empurrou o Esquadrão pra trás. Ocupou com perfeição o campo de ataque, se mexeu com inteligência e marcou a saída de bola adversária. Grande noite de Gabigol ! O Bahia foi um time totalmente passivo, sem competir.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do jogão entre Bragantino e Santos
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um dos jogos mais disputados e agradáveis da rodada aconteceu novamente em Bragança Paulista. O Red Bull empatou mais uma vez, agora com o Santos, que alternou momentos de predomínio com o time da casa. O Massa Bruta foi superior no 1º tempo. Marcou bem a saída de bola do Peixe e escapou das pressões adversárias em sua própria iniciação de jogadas. Na 2ª etapa, o time de Fernando Diniz dominou durante mais tempo e impôs o seu jogo. Levou o 2x1 após empatar, mas foi buscar a justa igualdade nos acréscimos. Jogão!

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Colorado bateu o Papo no Beira-Rio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mesmo sem fazer uma partida brilhante, o Internacional foi superior ao Juventude na noite de domingo, no Beira-Rio, e venceu de forma justa. O 1x0 foi pouco pela produção da equipe na maior parte do jogo. Marcelo Carné acabou se destacando com boas defesas e impediu gols certos de Edenilson e Taison. Thiago Galhardo foi o destaque. O Juventude tentou igualar as forças, até mostrou organização em determinados momentos, mas sucumbiu com problemas defensivos e um potencial técnico inferior.

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Sport sobre o América, em Belo Horizonte
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo fraco no encerramento da rodada. América e Sport reforçaram a sensação de que vão brigar contra o rebaixamento mais uma vez. O jogo até foi intenso, mas repleto de erros técnicos e estratégias táticas incompletas. O Leão tentou explorar os contra-ataques, mas só conseguiu fazer isso de forma eficaz por 30 minutos. O Coelho pressinou, mas atacou de forma aleatória, sem organização e variando pouco o raio de ação das jogadas. O time mineiro se expôs muito no fim e acabou levando um duro golpe com um gol de Paulinho Moccelin no contragolpe.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 12ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duas mudanças na Seleção em relação à última rodada. Aderlan ganhou nota 6 contra o Santos, subiu sua média, e aparece pela primeira vez na lateral-direita. Pikachu deixou o posto. No ataque, Hulk ultrapassou Artur, do Red Bull Bragantino, após a grande atuação que teve contra o Corinthians. Recebeu uma nota 8 e forma a dupla de frente com Savarino. O venezuelano e Nacho Fernandez, com apenas cinco jogos, estão no limite de partidas para fazer parte da equipe até aqui.

Imagem: Rodrigo Coutinho

Fonte: Uol