A fase de grupos da CONMEBOL Libertadores chegou ao fim nesta quinta-feira (29), com a definição dos 16 times classificados às oitavas de final da competição. E o ESPN.com.br traz um resumo do que aconteceu até aqui.
Os classificados
Racing , Internacional , Palmeiras , Fluminense , Independiente del Valle , Boca Juniors , Athletico-PR e Olimpia se classificaram em primeiros das suas respectivas chaves. Por outro lado, Flamengo , Nacional-URU , Bolívar , River Plate , Argentinos Juniors , Deportivo Pereira , Atlético-MG e Atlético Nacional avançaram em segundo.
Melhor ataque da fase de grupos
O Palmeiras terminou a fase de grupos com 16 gols e foi o melhor ataque da competição. O grande nome da campanha foi Artur, que anotou 5 gols. O Verdão ainda teve a melhor campanha do torneio, com 15 pontos.
Melhor defesa
O Boca Juniors foi a grande muralha da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Com apenas dois gols sofridos, o time xeneize terminou com o posto de defesa menos vazada nos seis jogos disputados até aqui. Avançando em primeiro, agora vai esperar o adversário nas oitavas para saber o caminho na busca para dar fim ao jejum de títulos da competição que vem desde 2007.
Artilheiro
Paulinho, do Atlético-MG, fechou a fase de grupos como artilheiro da competição com sete gols. No entanto, foram quatro marcados nas fases anteriores, além de três nos jogos que garantiram classificação do Galo às oitavas. Ele marcou contra Carabobo (1), Millonarios (3) e Athletico-PR (3).
Decepções
Único brasileiro a não se classificar da fase de grupos para as oitavas de final, o Corinthians foi uma decepção. Sem cumprir a meta financeira que era de ir às oitavas de final, a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi aos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana e vai tentar compensar avançando na competição.
Para ter um valor similar disputando a Sul-Americana, o clube precisará chegar até a fase quartas de final para 'recuperar' aquilo que perdeu na Libertadores.
Atual campeão, o Flamengo se classificou, mas o desempenho da equipe e a segunda colocação foram fatores que fizeram o time flertar com a decepção. Derrota para o fraquíssimo Aucas e o empate diante do também modesto Ñublense deixaram uma mancha na campanha.