Pacotão retrô do tri: Pet calibrando, convite a Eurico e todos contra Beto


A histórica decisão do Campeonato Carioca de 2001 completa 15 anos nesta sexta-feira. E o GloboEsporte.com, após transmitir a íntegra da vitória por 3 a 1 do Flamengo sobre o Vasco (veja os melhores momentos no vídeo acima) , faz também um apanhado das cenas curiosas e interessantes daquela final. Como o internauta está acostumado a ver em partidas dos principais clubes do Brasil desde 2013 no site, um pacotão especial mostra alguns detalhes do dia em que os rubro-negros conquistaram o tricampeonato em cima dos rivais cruz-maltinos. Tem de tudo: falta mal batida por Petkovic antes do gol decisivo, falha de jogador que está no elenco atual, briga após o apito final e mais. Confira!

01

falta-relâmpago

Depois do apito inicial do árbitro Léo Feldman, a bola não rolou por mais de cinco segundos no Maracanã. O Vasco saiu jogando e, na pressa de tomar a posse de bola, Edilson - que seria importantíssimo para o triunfo rubro-negro - cometeu falta sobre Pedrinho ainda no meio de campo. Aperitivo do jogo pegado que estava por vir.


01

falha de juan

Um dos melhores zagueiros da história recente do Flamengo e posteriormente titular da seleção brasileira por um bom tempo, Juan teve um lance infeliz na tarde do dia 27 de maio de 2001. Aos 40 minutos do primeiro tempo, Alessandro chutou em cima de Jorginho Paulista e a bola sobrou perto da área para a disputa do camisa 3 rubro-negro com Viola. Juan passou batido, parou fora do campo e viu o atacante rival servir Juninho Paulista, que marcou e deixou tudo igual em 1 a 1 - Edilson havia aberto o placar cobrando pênalti aos 21.


01

calibrando...

O Flamengo já estava na frente novamente desde os 8 minutos da etapa final com outro gol de Edilson, mas não conseguia com a bola rolando fazer o gol que daria o título. Como todos sabem, o herói Pet cobrou com perfeição aos 43, número que inclusive estampou sua camisa anos depois na conquista do hexa brasileiro, mas poderia ter sido um pouco antes. Em boa chance de falta aos 39, o sérvio mandou mal e jogou nas mãos do goleiro Helton pouco antes de sua consagração.


01

oração

Talvez uma das mais clássicas cenas da decisão fora os gols. O lateral-direito Alessandro, que começou jogando mas foi substituído por Maurinho, olhou fixamente para o campo no momento da cobrança decisiva de Pet e pôs as mãos no rosto num gesto simbólico de oração. E funcionou: contando também com a vibração da torcida, a bola entrou no ângulo esquerdo do goleiro vascaíno. Repare também no vídeo a presença de Adriano, na época com 19 anos e antes de se tornar Imperador, comemorando muito o gol.


01

todos contra beto

As cenas lamentáveis também fizeram parte do clássico, mesmo depois do apito final do árbitro. Se Petkovic e o técnico Zagallo eram procurados pelas câmeras e pelos repórteres, o meia Beto foi o alvo de boa parte do time vascaíno. Houve desentendimento e um princípio de briga envolvendo vários jogadores adversários, mas com a ajuda da polícia e dos flamenguistas Júlio César e Clemer a confusão logo teve fim.


01

alô, eurico!

Um dos grandes nome da decisão, Júlio Cesar salvou o Flamengo em diversas oportunidades com ótimas defesas, mas também usou as palavras para fazer o torcedor vibrar. Já no vestiário, o goleiro interrompeu entrevista de Beto ao SporTV e pediu a palavra para fazer um irônico convite ao presidente vascaíno Eurico Miranda: "Deu Flamengo novamente, mas está convidado. Pode ir lá que a festa é sua também. Um abraço!"



vasco 1 x 3 flamengo

Helton, Clebson, Geder (Odvan), Torres e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Pedrinho (Jorginho) e Juninho Paulista; Euller e Viola (Dedé).

Júlio César, Alessandro (Maurinho), Fernando, Juan, Cássio, Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho), Petkovic, Reinaldo (Roma) e Edilson

Técnico: Joel Santana

Técnico: Zagallo

Gols: Edílson (FLA) aos 23 e Juninho Paulista (VAS) aos 40 do 1º tempo; Edilson (FLA) aos 8 e Petkovic (FLA) aos 43 do 2º tempo

Cartões: Helton, Jorginho Paulista, Juninho Paulista, Cleberson e Fabiano Eller (VAS); Juan e Beto (FLA)

Local: Maracanã, 27/05/2001


Fonte: Globo Esporte