Flamengo e Vasco se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro . Enquanto o time de Rogério Ceni briga pelo título, a equipe de Vanderlei Luxemburgo luta para permanecer na primeira divisão. E a promessa é de um clássico quente, como foram os últimos.

Pelo lado rubro-negro, o foco maior é o de tentar encostar no Inter , que visita o Athletico-PR no mesmo horário. Como amuleto, o Flamengo aposta no bom desempenho do time e de Bruno Henrique diante do rival, mas sabendo dos jogos difíceis que o Vasco fez nos últimos clássicos.

Sem saber o que é derrota há 16 jogos para a equipe de São Januário, os comandados de Rogério Ceni esperam aumentar essa sequência nesta reta final do Brasileirão. No turno, em São Januário, vitória por 2 a 1 . Só que o alerta está ligado por conta da temporada passada.

Flamengo e Vasco se enfrentaram no segundo turno do Brasileirão 2019 . A equipe rubro-negra, então comandada por Jorge Jesus, vinha embalada e derrotando os adversários que vinham pela frente. O Vasco, que era dirigido por Vanderlei Luxemburgo e que retornou ao clube nesta temporada, conseguiu o que poucos fizeram: tirar pontos do Flamengo.

Em um jogo quente, cercado de provocação e confusão, o Vasco foi valente e conseguiu um 4 a 4 diante do adversário . Com uma postura ofensiva, fez um jogo muito aberto com o rival e que deixou os principais atletas rubro-negros irritados com as provocações.

Teve joelhada de um dirigente do Vasco (André Souza) em Gabigol, encarada de Rafinha com Rossi, pisão de Pablo Marí em Raul, dura de Luxemburgo em Jorge Jesus e o fatídico lance que marcou o clássico: a confusão de Henríquez com Bruno Henrique.

Na saída de campo, o camisa 27 do Flamengo estava bastante exaltado e não economizou nas críticas ao rival, lançando uma provocação que surgiu a frase: ‘Oto Patamar’, usada pelos rubro-negros desde então .

"A equipe está de parabéns pelo desempenho, pela atitude. E só quero deixar um recadinho: nós estamos brigando por título, e eles eu não sei pelo que estão brigando", disparou, ao Premiere.

"Temos que ter a cabeça no lugar. Isso aqui (briga) é o que eles queriam. Ficar fazendo gracinha. O (zagueiro do Vasco) Henríquez ali o tempo todo falando. Então, temos que ter a cabeça no lugar, porque estamos em outro patamar", acrescentou.

Bruno Henrique, apelidado de Rei dos Clássicos, tem uma média espetacular quando enfrenta o rival. Em cinco jogos contra o Vasco desde que chegou ao Flamengo, anotou seis gols. No turno, inclusive, foi dele o gol da vitória por 2 a 1 em São Januário.

Pelo lado do Vasco, a última vitória aconteceu no Carioca de 2016. Para acabar com esse tabu, o time aposta na volta de Vanderlei Luemburgo, que fez um jogo duro diante do rival em 2019 e é o amuleto para vencer e se aproximar de uma permanência na elite.

A última vitória do Vasco, em jogo disputado na Arena da Amazônia, terminou 2 a 0, pela semifinal do Carioca de 2016. Em campo, triunfo com gols de Andrezinho e Riascos. Apenas Yago Pikachu, que entrou na segunda etapa, permanece na equipe. Do lado rubro-negro, apenas Willian Arão continua. Veja abaixo as escalações da época.

Vasco: Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan e Júlio César; Diguinho, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos. Entraram: Pikachu, Rafael Vaz e Eder Luís.

Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, César Martins, Wallace e Jorge; Cuéllar, Arão e Mancuello. Gabriel, Guerrero e Cirino. Entraram: Alan Patrick, Ederson e Vizeu.

De lá para cá, são 16 jogos sem vencer o rival. São nove empates e sete triunfos para o Flamengo.