O Flamengo retorna da pré-temporada nos Estados Unidos com uma vitória e um empate. Agora, o Rubro-Negro vira a chave para o Campeonato Carioca , onde encara o Sampaio Corrêa nesta quarta-feira (31), às 21h30 (de Brasília), e o técnico Tite traz consigo pontos positivos a explorar e outros a desenvolver.

Como destaques, Pedro e Everton Cebolinha desembarcaram no Brasil em alta. O camisa 9 marcou duas vezes, um na vitória sobre o Philadelphia Union e outro no empate com o Orlando City , enquanto o camisa 11 balançou as redes na primeira partida.

Em relação à minutagem, Pedro jogou 90 minutos, somando o primeiro tempo de cada jogo, enquanto Cebolinha atuou 45 minutos no primeiro confronto e os 90 no segundo.

Os uruguaios Varela e De La Cruz também se destacaram. O lateral-direito foi titular nas duas partidas - atuando os 90 minutos contra o Orlando, onde deu assistência para o gol de Pedro, 'renascendo' no clube após um 2023 em que se envolveu em polêmicas e não figurou majoritariamente entre os titulares.

Já o meia fez sua estreia contra o Philadelphia, foi titular contra o Orlando e deu o passe para o compatriota cruzar para o gol rubro-negro.

Quem também chega do Brasil em alta com Tite é o jovem Carbone. O zagueiro, que atuou de lateral-esquerdo contra o Philadelphia Union, deu o lançamento para Everton Cebolinha sofrer pênalti e foi bastante elogiado em discurso do treinador .

Irregularidade e pouca minutagem de Gabigol e Bruno Henrique

Se o Flamengo teve bons pontos positivos individualmente, há o que evoluir em relação ao coletivo. Com o Campeonato Carioca, o técnico Tite terá a chance de dar mais consistência ao time e tornar a equipe mais regular, o que foi destacado por ele em entrevista à FlaTV na última segunda-feira (29).

"Tenho consciência disso (da pressão). O imediatismo no futebol acontece. Essas construções precisam ser feitas. Os atletas iniciaram com a gente ano passado, tem outros chegando, como o Nico. Precisa de um tempo de harmonia para o conjunto acontecer. Surpreendentemente aconteceu no primeiro jogo. Mas o progresso a gente sabe que é necessário", disse.

Peças importantes nas conquistas das últimas temporadas, Gabigol e Bruno Henrique não foram titulares. Os camisas 10 e 27 entraram no decorrer das duas partidas e tiveram baixa minutagem, algo que Tite terá que conciliar durante 2024, que será recheado de competições e partidas importantes para o Flamengo.

Em 2023, Bruno Henrique retornou aos gramados após grave lesão sofrida em 2022 e rapidamente retoma a titularidade. No entanto, desde a chegada de Tite, Everton Cebolinha começou a ganhar mais minutos, algo que se repete nesta temporada. Já Gabigol, pela primeira vez desde que chegou ao clube, passou a figurar no banco de reservas, marcando 20 gols ao final do ano - a menor marca pelo Rubro-Negro desde 2019. Com Pedro em boa fase, o camisa 10 é reserva.

Próximos jogos do Flamengo: