Gabriel Barbosa já pode, tranquilamente, ser considerado um dos maiores ídolos da história do Flamengo . Além dos vários gols marcados , muitos deles em finais , o atacante também foi protagonista em diversos títulos do Rubro-Negro e continua peça importante no elenco de 2023. Dono uma perícia na hora de finalizar, Gabigol também é um especialista quando o assunto é cobrança de pênaltis. Mas nem sempre dá tudo certo.
O atacante converteu a enorme maioria de suas tentativas : 42 de um total de 49. Ou seja, desperdiçou apenas sete cobranças . A mais recente delas foi no duelo contra o Grêmio, o de ida na semifinal da Copa do Brasil. O atacante bateu rasteiro, mas o goleiro gremista defendeu.
Os outros gols perdidos pelo ídolo flamenguista foram contra Cruzeiro, Botafogo, Santos e Red Bull Bragantino acertando a trave em quatro casos, e chutando para fora uma tentativa contra o América-MG. Contra o Volta Redonda, pelo Carioca, o goleiro defendeu a cobrança e o mesmo aconteceu diante do Grêmio pela Copa do Brasil.