Série 'Os assuntos mais urgentes dos clubes brasileiros em meio à parada forçada' tem seis capítulos; veja todos
Nas últimas duas semanas, o ESPN.com.br selecionou alguns clubes brasileiros com assuntos urgentes a tratar e que, de certa forma, ficaram camuflados com a parada provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Mas os problemas e indefinições persistem, em menor ou maior grau. E a maioria deles depende da bola voltar a rolar para que possam ser tratados. Enquanto isto, o torcedor tenta administrar a impaciência e a expectativa geradas peloo calendário das competições paralisado.
A série começou com o clube mais vitorioso do futebol brasileiro na atualidade. "Ai, Jesus! No Flamengo vitorioso e de cofres cheios, a preocupação é uma só: manter seu treinador" mostrou como o técnico português é hoje o fio condutor de todas as conquistas recentes do time e, por isso, sua renovação se tornou um ponto crucial no planejamento da temporada.
Na sequência, foi a vez do Galo.
"Da dupla Sampaoli/Mattos à ajuda de 'mecenas': as finanças são o ponto crítico do Atlético-MG" abordou a difícil equação entre os altos investimentos do clube e a falta de garantias financeiras no futuro próximo. O Atlético-MG, inclusive, foi o primeiro clube da Série A a anunciar redução de salários em meio à pandemia.
O Corinthians começou o ano vislumbrando uma transformação em seu estilo de jogo, com a chegada de um novo comandante.
E "A filosofia de Tiago Nunes é o tema mais quente do momento no Corinthians" listou os fatores que jogaram água fria nesta empolgação e criaram efeitos precoces e inesperados, como ruídos no vestiário e torcida insatisfeita.
"No 'Jogo da Vida' pós-rebaixamento, o Cruzeiro tem a missão de formar um time para a Série B" expôs a dura realidade da Raposa, que tem como objetivo único e mandatório em 2020 conseguir retornar à elite do futebol brasileiro.
Mas o tabuleiro reserva pela frente uma grave crise política e financeira e sem qualquer perspectiva de um elenco valioso em campo.
O Palmeiras perdeu seu posto de predador do mercado da bola e viu o Flamengo superá-lo como a melhor equipe nacional. Eis que Vanderlei Luxemburgo chegou com a ambição de resgatar o protagonismo do clube.
"De Felipe Melo a Dudu, o Palmeiras de Luxemburgo ainda é um quebra-cabeça em aberto" mostra, porém, que o veterano treinador ainda não conseguiu definir o esquema tático ideal. Ao mesmo tempo, jovens da base, enfim, cavaram seus espaços no time.
A série teve como capítulo final o Vasco, que anunciou novo técnico durante a interrupção das competições.
"Com dívidas e elenco em formação, Vasco tem difícil luta para impedir novo abalo em sua história" é o retrato de um gigante adormecido e que luta contra a lógica e seus próprios bastidores para retomar os tempos de glória.