"O Campeonato Carioca, para mim, é o mais forte do Brasil . Antes era São Paulo, agora é o Carioca. Ele é muito difícil."

Olhando para o todo, a frase de Tite dita nesta-quarta, após a estreia do Flamengo no Estadual de 2024 , é uma das maiores bobagens que um treinador poderia dizer no atual momento.

Mas se o "Titês" não tivesse sempre esse lado messiânico, em que tudo vira drama, o treinador poderia ganhar algum apoio após sua polêmica frase.

Na comparação integral entre os dois torneios, o Carioca é quase uma várzea ao lado do Paulista .

Não só pela organização tosca do Carioca, com grandes jogando com a base e clubes jogando a milhares de quilômetros do Rio de Janeiro.

Os times pequenos do Rio são próximos da insignificância.

Em São Paulo, além dos quatro grandes, existe o Red Bull Bragantino , que joga CONMEBOL Libertadores .

Além do Santos, outros seis times que jogam o Paulista estão na Série B do Brasileiro (Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta).

Nenhum pequeno do Rio joga a segunda divisão nacional.

Mas Tite poderia ter algum apoio se mudasse sua frase para algo como "os grandes cariocas hoje são mais fortes que os grandes paulistas".

O Flamengo é o melhor elenco do Brasil. O Fluminense é o atual campeão da Libertadores. Apesar do papelão da reta final no Brasileiro, o Botafogo está na Libertadores. Com o dinheiro da sua SAF, o Vasco se fortalece.

Em São Paulo, o Palmeiras está muito à frente dos rivais. O São Paulo, sem Dorival, é uma incógnita. O Corinthians pouco mudou em relação à mediocridade do ano passado. O Santos é um time de Série B.

O "Titês" fez Tite dizer uma grande besteira. Se fosse menos messiânico, sua opinião poderia ser defendida.