Operação Allan: entenda estratégia do Flamengo para recuperar bom futebol do volante

Allan teve um 2023 para lá de acidentado, mas parece que o momento da colheita dentro do Flamengo está chegando. Comprado por mais de R$ 43 milhões, o jogador chegou ao Ninho recuperando-se de uma cirurgia motivada por fratura por estresse na coluna lombar. Já de vermelho e preto, teve fascite plantar no pé esquerdo, cirurgia no tornozelo direto e até dengue, essa já em 2024.

Tantos problemas em sequência fizeram o paulista de 27 anos ter uma queda significativa no desempenho físico-motor. Para recuperá-lo, dois caminhos foram traçados. A comissão técnica lhe dedicou atenção especial, e por outro lado o próprio jogador procurou profissionais que ajudassem a tratar uma meta estabelecida por Tite e seus pares: "voltar a ser o Allan do Atlético-MG".

- Departamento físico e a consciência do atleta são determinantes. Nós chamamos o Allan, e eu mostrei para ele um lance do Atlético-MG. Essa inconfidência e o que tem de bastidor mostram o trabalho da comissão técnica que às vezes não aparece. Falamos: "o Allan hoje não é o Allan do Atlético-MG. Olha as suas ações".

- O Allan olhou e disse: "Professor, isso foi antes de eu machucar, chega a me arrepiar". Ele se emocionou. Eu e Fábio dissemos: "Allan, você precisa retomar sua condição física para que você volte em alto nível" - disse Tite, após a vitória por 2 a 0 sobre o Palestino.

A emoção citada por Tite aconteceu ao rever momentos felizes com a camisa do Galo. Allan relembrou grandes conquistas e redobrou a motivação para tentar repetir esse nível de atuação em possíveis conquistas com a camisa rubro-negra.

Allan, do Flamengo, em ação contra o Millonarios — Foto: Daniel Garzon Herazo/NurPhoto via Getty Images

A comissão de Tite, na figura do preparador Fábio Mahseredjian, identificou as perdas físicas de Allan e o "escondeu" no fim de fevereiro, logo após se recuperar da dengue que o acometeu.

Profissionais do departamento de saúde e alto rendimento do Flamengo , chefiado por Márcio Tannure, mobilizaram-se para programarem um trabalho completamente individualizado para Allan. Além de Mahseredjian, os preparadores Marlon Syndara e Arthur Peixoto estavam sempre próximos ao atleta, assim como o departamento de fisioterapia, liderado por Marcio Puglia.

Começaram os exercícios específicos sob orientação dos departamentos de preparação física e fisioterapia diariamente. Estes eram realizados antes do treinamento dos demais atleta. Nessa rotina, havia também trabalhos preventivos.

Além do acompanhamento contínuo de todos os profissionais do Flamengo , Allan também teve o auxílio do fisioterapeuta Márcio Canova e do preparador físico Flávio Tada.

O atleta dedicou-se a seguir uma alimentação mais regrada e fazer a recuperação pós-atividades com maior atenção.

Alcançada a melhora física desejada, Allan voltou a ser utilizado. Tite o escalou nos últimos cinco jogos, período em que errou poucos passes e mostrou movimentação que não havia apresentado desde a chegada ao clube, no segundo semestre de 2023.

- Ele ficou duas semanas afastado, o público não sabe. Trabalhando, trabalhando, trabalhando. A consciência do atleta de entender e poder reproduzir dá a ele uma condição de estar nesse estágio. Hoje foi o Allan que estava no Atlético-MG.

Tite recuperou a confiança em um dos grandes investimentos do Flamengo para a temporada passada e o vê como peça importante para o presente e o futuro. Com a certeza da convocação de Erick Pulgar para a Copa América, Allan vai se tornar figura cada vez mais frequente no time, seja para atuar mais próximo da defesa ou um pouquinho mais avançado.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte