O sorteio dos grupos da Libertadores, realizado nesta segunda-feira, trouxe à tona um obstáculo conhecido do Flamengo: a altitude. O rubro-negro está no Grupo C do torneio, ao lado de LDU, Deportivo Táchira e o estreante Central Córdoba. O time equatoriano volta a cruzar o caminho da equipe carioca, e mais uma vez representará um incômodo, com a partida disputada a 2.850m do nível do mar.
Desde 2017, o Flamengo esteve presente na competição, e em todas as vezes precisou enfrentar a altitude na primeira fase do torneio. No total, foram 10 jogos realizados em estádios que estavam a mais de 2,5 mil metros acima do nível do mar, com dois empates, duas vitórias e seis derrotas no período. O duelo mais complicado foi em 2019, no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia, casa do GV San José. Os 3.735 metros de altitude pesaram e o rubro-negro foi derrotado por 1 a 0 na fase de grupos.
No ano passado, o Flamengo encontrou o Bolívar na fase de grupos da Libertadores e nas oitavas de final. O rubro-negro perdeu os dois duelos no Estádio Hernando Siles, em La Paz, localizado a 3.637m acima do nível do mar. Outra figurinha repetida é o adversário deste ano: o Flamengo venceu a LDU fora de casa em 2021 por 3 a 2, mas levou a pior em 2019, quando perdeu por 2 a 1.
A derrota mais marcante aconteceu em 2020, quando o Flamengo visitou o Independiente del Vall e foi recebido por uma goleada de 5 a 0 na fase de grupos. O Estádio Banco Guayaquil, localizado na capital equatoriana Quito, fica a 2.850m acima do nível do mar.
Relembre o histórico do Flamengo na Libertadores com altitude