O surpreendente Matheus Cunha pode chegar ainda mais longe

Independentemente de quem receber o próximo prêmio Bola de Ouro do Brasileirão, é bem possível que daqui a alguns anos a Série A 2023 seja lembrada acima de tudo como o campeonato dos goleiros. Mesmo equipes cujo principal objetivo é escapar do rebaixamento contam com jogadores de nível acima da média na baliza, como Tadeu (Goiás), Léo Jardim (Vasco), Gabriel Vasconcelos (Coritiba) e João Paulo (Santos).

Com o Flamengo ocorre algo parecido. Os comandados de Jorge Sampaoli expõem-se bastante do ponto de vista defensivo, mas seguem entre os principais candidatos ao título na avaliação de grandes sites de apostas esportivas , os quais além de bônus e diversos tipos de aposta também oferecem informações e estatísticas sobre os maiores eventos esportivos da atualidade. Nada mais justo, portanto, do que reconhecer a importância de Matheus Cunha desde que se tornou o goleiro titular do urubu.


Do banco à titularidade

Nascido na pequena cidade de Tupi Paulista, Matheus Cunha Queiroz completou 22 anos no último 24 de maio. No dia 6 de junho, o Flamengo anunciou oficialmente a renovação de seu contrato até dezembro de 2025. Àquela altura ele já era há quase um mês o preferido de Sampaoli na disputa com o experiente Santos (que chegou à Gávea no ano passado com o estatuto de goleiro de seleção brasileira).

Fonte: Unsplash

Sua primeira partida como titular no Campeonato Brasileiro foi a vitória por 2 x 0 sobre o Goiás, em 10 de maio, no Maracanã. Dali em diante o time se manteve invicto até ser goleado por 4 x 0 pelo Bragantino, em 22 de junho, no Nabi Abi Chedid. Apesar do placar, Matheus Cunha recebeu nota 6,0 do portal ge. O site afirmou, ainda, que naquele dia o camisa 25 “evitou uma goleada histórica”.

Depois do vexame em Bragança Paulista, o rubro-negro carioca iniciou nova série invicta. E então a importância de seu guarda-redes titular tornou-se ainda mais evidente. No 2 x 0 sobre o Fortaleza, em 1 de julho, no Maracanã, ele defendeu pênalti quando o jogo ainda estava empatado. Ao celebrar o lance, a torcida flamenguista chamou Matheus de “o melhor goleiro do Brasil”. Quão exagerada foi essa reação?


Análises quantitativas e qualitativas

Como dissemos, a Série A 2023 está repleta de bons arqueiros. Mas, na avaliação do jornalista e analista de desempenho Rodrigo Coutinho, Matheus Cunha está mesmo entre os melhores. Em seu artigo para o ge sobre os destaques em cada posição após a 14.ª rodada, Coutinho pôs o goleiro do Flamengo em segundo lugar (nota média de 6,06). À sua frente estava Lucas Perri, do Botafogo (6,14).

E, a julgar pelo site Sofascore — um dos mais prestigiados em análises quantitativas de equipes e jogadores —, Matheus Cunha está entre os melhores inclusive na comparação com atletas de outras posições. Após a 15.ª rodada, ele tinha a terceira melhor nota média geral do campeonato (7,48). À sua frente estavam outros dois goleiros: novamente Lucas Perri (7,63), e também John, do Internacional (7,50).


A concorrência interna

Com tudo o que foi dito acima, tornou-se bem menos óbvia a perspectiva de Agustín Rossi se tornar o novo dono da baliza rubro-negra. O argentino assinou um pré-contrato ainda no início do ano para se juntar ao clube apenas na janela de inverno. Naquele momento a disputa seria entre ele e Santos; agora há três possíveis titulares. E, pela fase que vive, Matheus Cunha é a escolha mais lógica.

Fonte: Unsplash


O mais jovem desses três goleiros leva vantagem também por conhecer o clube há mais tempo e por contar com a confiança do treinador. Se conseguir se manter como o titular do Flamengo, talvez seja possível considerá-lo até um candidato a servir à seleção brasileira. Mas tudo tem seu tempo. E, por ter idade para estar inclusive nos próximos Jogos Olímpicos, Matheus Cunha tem tempo de sobra.


Powered by Froala Editor

Fonte: NETFLA