O que você precisa saber sobre o Flamengo após a Copa América

O Brasil foi campeão da Copa América, mas é o Flamengo quem segue sonhando com um título de expressão nesta temporada. Com o término da ccompetição sul-americana, o calendário brasileiro volta a entrar em cena, e o Extra traz tudo o que voce precisa saber para o segundo semestre do Rubro-Negro.

Campeonato Brasileiro

O Flamengo ocupa a terceira colocação, com 17 pontos conquistados. São cinco vitórias, dois empates e duas derrotas em nove jogos. O rubro-negro está a oito pontos de distancia do líder Palmeiras (25), e o próximo compromisso será contra o Goiás, no Maracanã, no dia 14 de julho.

Copa do Brasil

O Flamengo está nas quartas de final após eliminar o Corinthians na fase anterior, ainda sob comando do auxiliar Marcelo Salles. Nas quartas de final, o rubro-negro enfrentará o Athletico-PR, em 10 e 17 de julho, na Arena da Baixada e no Maracanã, respectivamente.

Caso avance, o chaveamento até a decisão está definido: enfrentará Bahia ou Grêmio na semifinal, e Palmeiras, Internacional, Cruzeiro ou Atlético-MG na decisão.

Libertadores

O Flamengo está classificado para as oitavas de final da competição. Após sufoco e uma classificação heroica contra o Peñarol (URU), em Montevideu, o rubro-negro — ainda sob comando de Abel Braga — avançou como líder de seu grupo. O adversário na abertura do mata-mata será o Emelec (EQU).

O chaveamento da Libertadores também está definido para o rubro-negro: caso avance, enfrentará Internacional ou Nacional (URU) nas quartas; Palmeiras, Grêmio, Godoy Cruz (ARG) ou Libertad (PAR) nas semifinais; e poderá qualquer um dos oito classificados do outro da chave na decisão.

Técnico

Bastante criticado pela torcida, Abel Braga deixou o Flamengo antes da pausa para a Copa América. O interino Marcelo Salles comandou a equipe durante quatro jogos, não perdeu e não sofreu gols. Porém, o comando agora ficará com Jorge Jesus, técnico português contratado no início de junho. Sua estreia acontecerá no dia 10, contra o Athletico, pela Copa do Brasil. Durante a pausa no calendário, venceu o jogo-treino contra o Madureira por 3 a 1, na Gávea.

Mudanças táticas e possível equipe titular

O Flamengo está sendo treinado no 4-1-3-2. No desenho tático, Willian Arão (ou Cuéllar) está posicionado como primeiro volante, recuando para terceiro zagueiro nos ataques e liberando os laterais para avançarem. Rafinha e Renê têm liberdade para subir e encostar na mesma linha dos pontas Arrascaeta e Vitinho (ou Everton Ribeiro, que se recupera de lesão).

A ideia de utilizar dois centroavantes também foi testada pelo português com Bruno Henrique atuando mais fixo e Gabriel se movimentando para buscar jogadas. Diego, que recebeu a braçadeira de capitão, ficou responsável pela armação das jogadas. A provável equipe titular é: Diego Alves (César), Rafinha, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Diego, Vitinho e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Quem chegou e quem pode chegar

A única contratação durante a pausa no calendário foi o lateral-direito Rafinha, que já foi regularizado e pode estrear pelo Flamengo. Além dele, os nomes do lateral-esquerdo Filipe Luís, ex-Atletico de Madrid, do meio-campista Gerson, da Roma, do atacante Pedro, do Fluminense, de um segundo volante e de um zagueiro estão no radar.

Quem saiu e quem pode sair

O Flamengo emprestou o lateral Klebinho para o futebol egípcio e o meia Matheus Sávio para o futebol japonês. Outros nomes que podem deixar o clube são os gringos Miguel Trauco e Gustavo Cuéllar. O lateral-esquerdo é visto como mais provável de se transferir, enquanto o volante é tratado como pilar da equipe e, embora deseje atuar na Europa, de difícil saída. Além deles, o zagueiro Rhodolfo está no radar do Athletico-PR.

Numeração

Com a chegada de Rafinha, a camisa 13 — que pertencia a Miguel Trauco — passou a ser usada pelo lateral-direito. Com isso, o peruano passará a utilizar o número 20.

Nova comissão técnica

A chegada de Jorge Jesus trouxe diversas novidades na comissão técnica: o auxiliar João de Deus, o adjunto Tiago Oliveira, os preparadores Mário Monteiro e Marcio Sampaio, os analistas Rodrigo Araújo e Gil Henriques, e o coach brasileiro Evandro Mota.

Fonte: Extra