Seis candidatos ao título separados por cinco pontos . A reta final do Campeonato Brasileiro de 2023 dá sinais de que será uma das mais impressionantes da história dos pontos corridos. E tudo começa neste domingo (26).

Palmeiras , Botafogo , Flamengo , Grêmio , Red Bull Bragantino e Atlético-MG estarão em campo na briga paralela para descobrir quem terminará a 35ª rodada em alta e, mais importante, quais brigarão até o final pelo título de campeão.

Para você, torcedor, não perder nada desse embate na reta decisiva da temporada, o ESPN.com.br detalhou as contas de cada equipe e o que elas precisam para conquistar o caneco na última rodada, marcada para 6 de dezembro (uma noite de quarta-feira).

Veja abaixo as contas e prepare a sua calculadora, fã de esporte, para atualizar tudo a cada rodada:

PALMEIRAS - 62 pontos

A matemática alviverde é obviamente a mais vantajosa de todos os concorrentes, já que o time de Abel Ferreira, por não ter confrontos diretos pela frente, é o único que depende exclusivamente de seus resultados para ser campeão.

Para ficar com a taça sem depender de ninguém, basta ao Verdão vencer os quatro jogos que lhe restam, contra Fortaleza, América-MG, Fluminense e Cruzeiro. Assim, chegará aos 74 pontos , quando o Botafogo, que é quem mais se aproxima, alcançaria um máximo de 73.

Caso tropece, no entanto, o Palmeiras ainda fica em boa situação, mas vai ter que torcer contra outros times. Por exemplo: se somar no máximo 10 pontos , a equipe paulista só será campeã se Botafogo e/ou Flamengo também tropeçarem pelo caminho. Se o Glorioso ganhar os quatro jogos nessa combinação, o título já era para o Verdão. No caso dos rubro-negros faturando 12 pontos contra 10 do Palmeiras, o time de Abel Ferreira precisaria estar na frente no saldo de gols (hoje a situação é favorável ao Palmeiras - 26 x 14).

Além de Botafogo e Flamengo, o Palmeiras também terá que evitar as aproximações de Grêmio, Bragantino e Atlético-MG caso não faça a sua parte. A conta alviverde é simples: é preciso no mínimo pontuar igual ao Botafogo, fazer ao máximo um ponto a menos que o Flamengo, dois abaixo de Grêmio e Bragantino e quatro a menos que o Atlético-MG.

BOTAFOGO - 61 pontos

Depois de perder a imensa vantagem que carregou durante praticamente todo o Brasileirão, o Botafogo entra na reta final sem depender apenas de seus resultados para garantir o primeiro título nacional desde 1995 .

Mas o primeiro passo ainda é focar no próprio serviço. Se vencer os jogos contra Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional, o time da Estrela Solitária chega a 73 pontos e, assim, terá que torcer para que o Palmeiras tropece ao menos uma vez.

Existe até a chance de decidir o título no número de vitórias . Para que isso aconteça, Palmeiras e Botafogo teriam que acabar o campeonato com 70 pontos , o que deixaria o time carioca em vantagem, com 21 triunfos contra 20 dos paulistas. Desde que o Flamengo, Grêmio e Bragantino não vençam os quatro jogos que têm pela frente.

Caso não consiga 100% de aproveitamento nesta reta final, o time de Tiago Nunes vai ter que secar ainda mais a concorrência. E não apenas o Palmeiras, como também Flamengo, que está logo atrás com um ponto a menos, e os outros times.

FLAMENGO - 60 pontos

Terceiro time com mais chances matemáticas de ser campeão, o Flamengo sabe de antemão que precisará fazer não apenas a sua parte contra América-MG, Atlético-MG, Cuiabá e São Paulo, como também torcer para que aqueles à sua frente deixem alguns pontos pelo caminho.

A matemática na Gávea é clara: se vencer os quatro jogos que restam, chegará a 72 pontos e precisará de ao menos uma derrota do Palmeiras (ou dois empates) e pelo menos um empate do Botafogo para terminar com a faixa de campeão no peito.

As chances naturalmente diminuem conforme a equipe de Tite pontue menos. Se vencer "apenas" três jogos, por exemplo, o Flamengo precisará que o Palmeiras faça no máximo seis pontos e o Botafogo não consiga mais do que sete.

Isso, claro, sem contar os clubes que estão mais abaixo. O Grêmio, por exemplo, tem um ponto a menos que o Flamengo e pode se intrometer na briga. O Atlético-MG, inclusive, encara o time rubro-negro e também tem chance de aprontar caso vença o duelo direto.

GRÊMIO - 59 pontos

O Tricolor gaúcho não tem situação tão confortável assim, pois está três pontos abaixo do líder Palmeiras, mas tem uma estatística que pode favorecê-lo na reta final: o número de vitórias. São 18 , mesma soma que Verdão e Botafogo, além de uma acima do Flamengo.

O sonho de voltar a ser campeão brasileiro, o que não acontece desde 1996 , passa obrigatoriamente por uma reta final impecável. Se vencer todos os jogos que lhe restam, o time de Renato Gaúcho chegará ao máximo de 71 pontos .

Dessa forma, teria que torcer para que o Palmeiras e Botafogo perdessem ao menos um jogo (ou dois empates) , pois assim acabariam com menos pontos e vitórias do que o Grêmio. O Flamengo, nesse cenário, também teria que tropeçar pelo menos uma vez .

A situação piora caso o aproveitamento diminua, claro. Mas a regra para ver o Tricolor campeão é essa: fazer três pontos a mais que o Palmeiras, dois a mais que o Botafogo e um acima do Flamengo na reta decisiva da competição.

RED BULL BRAGANTINO - 59 pontos

O clube paulista chega à reta final com a mesma pontuação que o Grêmio, mas em desvantagem clara por ter "apenas" 16 vitórias , inferior a todos os times que estão à frente na tabela. Ou seja, depender do critério de desempate pode não ser uma boa saída para o atual quinto colocado.

De resto, as contas do Bragantino se assemelham às do Grêmio. Se ganhar todos os jogos, a maioria contra equipes da parte inferior da tabela, chega a 71 pontos e torce por ao menos uma derrota de Palmeiras e Botafogo , além de pelo menos um empate de Flamengo e Grêmio .

A chance do título inédito obviamente fica menor a cada tropeço que acontecer. Mas o fato de enfrentar equipes teoricamente em situação de mais desespero é um trunfo para o clube paulista, que teve até a chance de ir mais forte, mas não aproveitou os embates com Botafogo (empate sofrido no fim) e Flamengo (derrota no Maracanã).

ATLÉTICO-MG - 57 pontos

O último com chance de título é o Galo, cinco pontos abaixo do primeiro colocado e com a desvantagem no número de vitórias (também 16, assim como o Red Bull Bragantino). Por isso, as contas são mais difíceis.

A equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari precisa tirar uma diferença grande nos quatro jogos que restam. Além disso, é o único que tem dois confrontos diretos , contra Grêmio e Flamengo, justamente os próximos dois adversários.

Se fizer 100% na reta final, o Galo atinge um máximo de 69 pontos e precisa que o Palmeiras, por exemplo, não faça mais do que seis ou que o Botafogo não supere os sete . Flamengo e Grêmio já ficariam para trás justamente pela hipotéticas derrotas.

Para ser campeão, o time atleticano precisa somar no mínimo seis pontos, ainda que este cenário seja complexo, pois dependeria que todos os seus concorrentes perdessem praticamente todos os jogos, o que não parece realista.