Fluminense e Flamengo iniciam, neste sábado (9), a disputa por uma vaga na final do Campeonato Carioca . Rivais nas últimas quatro finais, os dois formaram o principal clássico do Rio de Janeiro nos últimos anos.

Ao longo dos embates, o favoritismo e a lógica apontaram para diferentes lados em diversos momentos. Vencedor da Taça Guanabara e com vantagem do empate no agregado, o Rubro-Negro parece ter um favoritismo mais claro para a semifinal de 2024.

“Vejo um ligeiro favoritismo para o Flamengo. O trabalho do Tite começa a se desenvolver, o time começa a ter cara de time do Tite. Não é um time tão vistoso como o torcedor muitas vezes gosta, mas é extremamente consistente, sólido, difícil de enfrentar e que tenta controlar muito o jogo. E a gente viu isso no Fla-Flu que decidiu a Taça Guanabara”, avaliou Ubiratan Leal, comentarista dos canais ESPN .

De fato, no duelo passado, o Rubro-Negro levou a melhor: 2 a 0, com atuação consistente dos comandados de Tite e a sensação de que ainda faltava algo ao Tricolor.

Para essa partida, os times devem contar com desfalques de peso. O Flamengo, que já não tem Gerson, também pode ficar sem Gabigol. Já o Fluminense, com André suspenso, perdeu Samuel Xavier e Douglas Costa por lesões.

Apesar de muitos desses nomes serem reservas dos times, Ubiratan Leal avaliou as perdas e explicou por que vê o Tricolor sentindo mais as perdas.

“O Flamengo perde o Gabigol, mas ele é um reserva do Tite. Até tem formas de utilizá-lo, mas nem é o time que ele prefere montar mais o time. O Fluminense perde com o André, um jogador que ajuda na saída de bola. Claro, o Fluminense tem opções, mas o André é um jogador que faz esse jogo do Diniz fluir mais”, analisou.

Para a lacuna deixada por André, expulso contra o Botafogo , Martinelli ocupará a vaga de primeiro volante, com Alexsander, Lima e Renato Augusto brigando pela posição no time titular.

O que pode deixar o técnico Fernando Diniz mais tranquilo é o fato de que o planejamento tricolor para 2024 já não "contava" com André, cuja saída na janela de transferências era esperada. Essa será uma oportunidade, então, para comprovar como será uma nova versão de seu time.

Além desses dois fatores, porém, os dois times demonstram estar em estágios diferentes da temporada. Enquanto o trabalho de Tite parece estar cada vez mais maduro, o time de Diniz ainda vem sofrendo nos jogos.

"O Fluminense começou a temporada mais tarde por conta do Mundial de Clubes, então todo o desenvolvimento foi um pouco mais tardio e ainda tenta entender melhor a chegada de alguns reforços, como o Renato Augusto", destacou Ubiratan.

Agora, porém, o retrospecto e a classificação do Carioca não contam mais. Finalistas dos última quatro Cariocas, Flamengo e Fluminense disputarão apenas uma em 2024. E a definição começa às 21h (de Brasília) deste sábado no Maracanã.

Próximos jogos do Fluminense

Próximos jogos do Flamengo: