Neste domingo, Flamengo e Internacional se enfrentam pela 37ª (penúltima) rodada do Campeonato Brasileiro , no Maracanã. Separados por apenas um ponto na tabela, gaúchos e cariocas farão uma verdadeira "final" para definir quem será o grande campeão da temporada 2020.

Esse tipo de situação não é tão comum em torneios de pontos corridos, mas, curiosamente, ocorreu tanto na Premier League quanto em LaLiga nos últimos anos.

No Campeonato Inglês, isso aconteceu na temporada 2011/12, envolvendo os rivais Manchester City e Manchester United .

Já no Espanhol, a "final" entre Barcelona e Atlético de Madrid marcou a temporada 2013/14.

Relembre as situações :

PREMIER LEAGUE 2011/12

Em 2011/12, Manchester United e Manchester City disputaram o título ponto a ponto. Na reta final, os Red Devils tinham uma pequena vantagem, e um clássico na 36ª rodada acabou decidindo (quase) tudo.

Na ocasião, os "Diabos Vermelhos" estavam com 83 pontos, contra 80 dos Citizens . Por isso, o time de Roberto Mancini precisava vencer o esquadrão de Sir Alex Ferguson de qualquer forma nessa verdadeira "final" para seguir na briga pela taça.

Com um gol do zagueiro Kompany, ídolo e ícone da história do City, os azuis ganharam por 1 a 0, no Etihad Stadium, e empataram em 83 pontos, assumindo a liderança da Premier League no saldo.

Na 37ª rodada, os dois clubes de Manchester ganharam, chegando à 38ª (e última) rodada empatados em 86 pontos, com os Citizens à frente apenas no saldo.

Em um dia épico, que teve as partidas todas simultâneas, o United ganhou do Sunderland por 1 a 0 e ficou quase que comemorando o título em campo, já que o City estava perdendo por 2 a 1 para o Queens Park Rangers, já nos acréscimos.

No entanto, Dzeko empatou aos 47 e Sergio Agüero anotou, já aos 49, o gol mais famoso de sua carreira: vitória por 3 a 2 no apagar das luzes e Manchester City campeão inglês.

Essa façanha, porém, não teria sido possível se os comandados de Mancini não tivessem vencido a "final" direta contra o United dias antes, pela 36ª rodada...

LALIGA 2013/14

A última rodada de LaLiga 2013/14 foi marcada por uma verdadeira "final".

Na ocasião, o Atlético de Madri liderava com 89 pontos, enquanto o Barcelona tinha 86.

Na partida derradeira, no Camp Nou, o Barça seria campeão com uma vitória, já que empataria em pontos com o Atleti e superaria o rival no saldo de gols. Aos colchoneros , um empate servia para celebrar a taça.

Com um golaço de Alexis Sánchez, aos 34 do 1º tempo, os blaugranas abriram o placar e se colocaram, momentaneamente, como campeões espanhóis.

No entanto, aos 4 da 2ª etapa, o zagueiro Godín subiu muito bem em cobrança de escanteio, testou firme e empatou o placar em 1 a 1, resultado que servia ao Atlético.

Depois disso, o técnico Diego Simeone fez o que sabe de melhor: armou uma retranca poderosa e segurou a igualdade até o apito final, sagrando-se campeão de LaLiga .

Cabe ainda ressaltar que o Real Madrid também tinha chance de título na última rodada, mas terminou em 3º lugar.

Para os merengues terem sido campeões, o Barça teria que ter vencido e o Real tirado a diferença de saldo de gols, que não era grande. Apesar da possibilidade, porém, isso ficou longe de ocorrer.