A vitória do Grêmio sobre o Huachipato na última terça-feira (4) carimbou a vaga do Imortal nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores . A classificação fez com que o Brasil emplacasse todos os representantes no mata-mata após oito anos.

Além do Tricolor, Fluminense , São Paulo , Botafogo , Flamengo , Palmeiras e Atlético-MG estão na próxima fase da competição. O fato é histórico, pois representa a maior quantidade de equipes do país logo no primeiro confronto eliminatório.

O fato não ocorria desde 2015, quando Atlético-MG, Corinthians , São Paulo, Cruzeiro e Internacional sobreviveram à fase de grupos e foram direto para o mata-mata. Mas o que aconteceu com os times do país nessa campanha?

Más lembranças

Dos cinco participantes, Corinthians, Cruzeiro e Inter avançaram na primeira colocação, enquanto Atlético e São Paulo passaram em segundos de seus grupos.

Na época, o mata-mata era definido com o melhor primeiro enfrentando o pior segundo e assim sucessivamente. Isso fez com que houvesse dois duelos brasileiros: São Paulo x Cruzeiro e Atlético-MG x Inter.

Único a enfrentar um time estrangeiro nas oitavas, o Corinthians pegou o Guaraní e viu uma zebra, com a eliminação para o modesto time do Paraguai logo de cara.

Apenas Inter e Cruzeiro avançaram de fase, deixando Galo e Tricolor pelo caminho. O Colorado, nas quartas, passou pelo Santa Fe , enquanto a Raposa caiu diante do River Plate , com um 3 a 0 sofrido no Mineirão após ter vencido na Argentina por 1 a 0.

Na semifinal, o Inter foi eliminado para o Tigres , que fez a final com o clube argentino. Após 0 a 0 no México, o River fez 3 a 0 no Monumental de Núñez e faturou o tricampeonato da Libertadores.

História vai se repetir?

A curiosidade da história é que o River Plate surge como grande ameaça à hegemonia brasileira na Libertadores.

Dono da melhor campanha da fase de grupos, o time argentino decidirá todos os mata-matas em sua casa, conforme avance. E ainda tem a chance de disputar a final em Buenos Aires, sede escolhida previamente pela Conmebol.

Entre 2016 e 2023, ao menos um brasileiro caiu nos grupos

Se em 2024 o Brasil conseguiu quebrar o feito negativo, durante oito anos consecutivos o país viu ao menos uma equipe brasileira dar adeus à competição precocemente na fase de grupos.

Veja abaixo:

  • 2016: Palmeiras caiu na fase de grupos

  • 2017: Flamengo e Chapecoense caíram na fase de grupos

  • 2018: Vasco caiu na fase de grupos

  • 2019: Atlético-MG caiu na fase de grupos

  • 2020: São Paulo caiu na fase de grupos

  • 2021: Santos caiu na fase de grupos

  • 2022: Red Bull Bragantino e América-MG caíram na fase de grupos

  • 2023: Corinthians caiu na fase de grupos