O poderoso Boto: português se apresenta com a missão de mudar o futebol do Flamengo

Durante a campanha eleitoral no Flamengo , o atual presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, assumiu uma palavra como mantra: profissionalização. Carro-chefe do clube, o futebol estava na mira do então candidato de oposição. Nesta segunda-feira, a diretoria apresenta José Boto, o homem que terá a missão de transformar o discurso em prática.

Na gestão anterior, de Rodolfo Landim, a responsabilidade pela gestão do futebol ficava com o vice-presidente da pasta, Marcos Braz, que não era remunerado, assim como todos os outros VPs, por obrigação estatutária. Com Bap, o profissional Boto terá poderes poucas vezes vistos para um diretor de futebol do Flamengo .

A ordem é clara: promover uma reformulação completa no departamento. Se no elenco as mudanças serão pontuais, fora de campo existe a expectativa de uma revolução. Todas as decisões serão tomadas por Boto, como ocorreu na manutenção de Filipe Luís como treinador.

Mesmo profissionais elogiados por Bap precisarão do aval de Boto. Isso ficou claro na entrevista coletiva do presidente no dia 18, quando tomou posse. Ao comentar a hipótese de permanência de Bruno Spindel, diretor na gestão anterior, Bap o enalteceu, mas não garantiu que ele fica.

- O Bruno é um excepcional trader, um cara que entende muito disso. Veio de mercado financeiro. Mas eu gostaria que o Boto tivesse contato com as pessoas para verificar se o desenho da estrutura funciona com A, B ou C. Eu não vou me meter nas escolhas do diretor técnico. Claro que a caneta no fim das contas é minha, mas eu vou muito mais na linha de vetar decisões do que de tomar decisões.

Boto terá uma conversa com Spindel nos próximos dias e resolverá a situação do diretor antes da viagem do time aos Estados Unidos. A delegação do Flamengo deve embarcar para a pré-temporada na Flórida no dia 9 de janeiro.

A visibilidade dos primeiros dias de José Boto no clube condiz com o tamanho da responsabilidade que ele terá no Flamengo . No sábado, a TV oficial do Rubro-Negro transmitiu ao vivo o desembarque do português. No domingo, a Fla TV mostrou em detalhes o primeiro dia do diretor no Ninho do Urubu. Nesta segunda-feira, será a vez da coletiva de apresentação.

A reformulação do departamento passará pela contratação de profissionais indicados por Boto. O português já tem dois nomes estrangeiros com quem quer trabalhar no Flamengo , sendo um assistente direto e um chefe de scouting. As condições ainda estão sendo negociadas. Profissionais brasileiros também podem se juntar à equipe do diretor, que tem rede extensa de contatos no país.

Boto ao lado de Bap em seu primeiro dia no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Gabriel Skinner, aliado de Bap e que exerceu o cargo de supervisor de futebol do Flamengo entre 2019 e fevereiro deste ano, volta a compor o departamento de futebol. Ele já participa do planejamento da próxima temporada.

José Boto vinha se reunindo com Filipe Luís antes de chegar ao Brasil, e o planejamento será acelerado a partir desta semana. Uma das primeiras ações do diretor de futebol foi a não renovação do contrato de David Luiz. Agora começará a busca por reforços. Inicialmente, quatro posições estão no radar: lateral-direito, meia, atacante de lado e centroavante.

A reestruturação do departamento passa também pela base. Boto tem histórico de apostar na formação de atletas por onde passou e quer melhorar este processo no Flamengo . Para isso, ele ainda mira a contratação de João Paulo Sampaio, do Palmeiras, para assumir a coordenação geral das categorias de base do Rubro-Negro. O português sabe que a missão é difícil, mas tenta convencer o colega a trocar de clube.

Todas essas ideias serão discutidas nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu, a partir de 13h, quando José Boto dará sua primeira entrevista coletiva. A expectativa é de que o dirigente elucide os planos para profissionalizar o futebol do Flamengo na conversa com os jornalistas.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte