O mês em que o Flamengo de Zé Ricardo virou uma peneira na defesa

Assista aos gols de Santos 4 x 2 Flamengo

Na última quarta-feira, o Flamengo avançou para a semifinal da Copa do Brasil , mas levando quatro gols do Santos, na Vila Belmiro. Foi mais uma partida em julho em que a meta rubro-negra foi vazada múltiplas vezes, em um mês em que a defesa flamenguista, outrora dona de bons números, virou uma verdadeira "peneira".

Julho começou como um mês de esperança para os torcedores do clube da Gávea. Afinal, o meia Éverton Ribeiro entrou em forma e foi colocado pelo técnico Zé Ricardo na equipe titular e deu nova cara ao time, tendo boas atuações, com gols e assistências, desde seu início com a camisa vermelha e preta.

Saiba Mais

Mas se por um lado a torcida flamenguista viu um time mais vistoso no ataque, a preocupação com a defesa, formada quase sempre pelos laterais Pará e Trauco e pelos zagueiros Réver e Rafael Vaz (Rhodolfo se lesionou), transformou-se em uma das mais vazadas do país.

Só no mês de julho, o Flamengo fez oito partidas e levou 11 gols, o que dá média de 1,4 gol sofrido/jogo.

Em comparação aos outros meses, a média dobrou, já que, no restante da temporada, a equipe da Gávea havia sido vazada só 28 vezes em 40 partidas oficiais, o que dava média de 0,7 gol sofrido/jogo.

Arnaldo Ribeiro analisa Santos x Flamengo e diz: 'O Zé Ricardo está com um trapézio nas costas'

Além disso, em julho o Fla já vem levando gols há cinco partidas seguidas: contra Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Santos, pela Copa do Brasil.

Antes, o recorde de jogos seguidos sofrendo gols era de apenas três.

Vale lembrar, no entanto, que Éverton Ribeiro, que deu nova cara do time do Fla, não pode jogar a Copa do Brasil, já que não foi inscrito a tempo. Sua ausência contra o Santos foi bastante sentida, com o "Peixe" ficando a apenas um gol de conquistar a vaga na semifinal da competição.

  • Rafael Vaz e Muralha são os mais criticados

Boa parte desta fase "peneira" ocorre pelo péssimo desempenho que vários jogadores da defesa flamenguista vêm apresentando.

O atleta mais criticado pelos torcedores no momento é o zagueiro Rafael Vaz, que falhou de maneira clara em praticamente todos os jogos em que o Fla sofreu gol.

Contra o Grêmio, por exemplo, o gol da vitória gaúcha em plena Ilha do Urubu começa em um bote errado do defensor. Já contra o Coritiba, Vaz falhou junto com Juan, seu veterano parceiro de zaga, e permitiu a Henrique Almeida empatar a partida - para alívio dos rubro-negros, Éverton Ribeiro salvaria o time com o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo.

Mauro detona atuação do Fla, fica incrédulo com 'escolhas absurdas' de Zé Ricardo e vê 'quase papelão' na Vila

Já na Copa Sul-Americana, ele também se equivocou em gol do Palestino-CHI, apesar de depois ter marcado a favor e ajudado os cariocas a golearem por 5 a 2.

Fase pior que a de Rafael Vaz talvez viva o goleiro Alex Muralha. Desde que foi convocado pelo técnico Tite para a seleção brasileira, o arqueiro vive um verdadeiro "inferno astral", falhando de maneira constante - tanto é que, no Campeonato Brasileiro, rapidamente perdeu a posição para o jovem Thiago.

Muralha já havia tido atuação pavorosa contra o Palestino, pela Sul-Americana, mas fez talvez seu pior jogo com a camisa rubro-negra na última quarta, quando mostrou muita insegurança e foi o grande responsável pelo Fla ter levado quatro gols do Santos, complicando uma partida que parecia tranquila a princípio.

A esperança da torcida do "Urubu" é que a estreia do goleiro Diego Alves, contratado recentemente do Valencia, e a volta do zagueiro Rhodolfo, que se lesionou no início de julho, no clássico contra o Vasco, ainda não retornou, consigam dar estabilidade à defesa dos cariocas.

Zé Ricardo aponta méritos do Fla em classificação, pede humildade e admite: 'Não estamos satisfeitos com o rendimento'

A "peneira" de julho, porém, pode ganhar ainda mais buracos no último jogo do mês, que será uma verdadeira pedreira.

No próximo domingo, o elenco comandado por Zé Ricardo enfrenta o Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro, em pleno estádio do rival, em São Paulo. O duelo está marcado para 16h (de Brasília) e será válido pela 17ª rodada do torneio nacional.

Fonte: Espn