Nesta segunda-feira (18), durante o debate entre os candidatos à presidência do Flamengo , realizado pela ESPN , os candidatos Luiz Eduardo Baptista , o Bap, e Rodrigo Dunshee , trataram sobre um dos temas mais comentados em relação a uma das possibilidades para o Rubro-Negro no futuro: se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
No segundo bloco do debate, Dunshee afirmou que, no grupo político de Bap, haveriam "pessoas que tentaram comprar o Flamengo, ganhando alta comissão para fazer uma SAF". E na sua réplica, o candidato da oposição deixou claro ser contra a mudança para clube-empresa.
Dunshee também negou ser a favor da mudança e disparou: "O Flamengo não pode ficar na mão de um dono". Veja abaixo como foi o debate entre os candidatos.
Pergunta de Rodrigo Dunshee:
"Bap, você integrou a gestão Bandeira de Mello e logo depois saiu brigado. Também esteve com a gente e também brigou com a gente. E agora vem com a chapa com as pessoas que estavam em 2015-2018 e não ganharam nada, e o clube ainda andou de lado. Há com você pessoas que tentaram comprar o Flamengo, 49% do Flamengo, ganhando alta comissão para fazer uma SAF. Essas pessoas se retiraram da votação do estádio. Então, pergunto o seguinte: como você que se aliando com as pessoas que não ganharam nada de 2015 a 2018 vão conseguir fazer um Flamengo melhor? Qual é o organograma e como essas pessoas vão fazer? Que cargo vão ocupar?"
Réplica de Luiz Eduardo Baptista (Bap):
"Quando você pega trem errado, quanto mais cedo você voltar, melhor. Se não acredita nos princípios, tem mais é que se afastar. Isso não te nada com trem, tem a ver com caráter e princípios. O que eu acreditava em 12, 15, 18 e 21 continuam absolutamente intactos. Esses princípios são o que acredito para o Flamengo. Quem contrariou os princípios foram vocês. As pessoas comigo acreditam nisso desde sempre. Não é por outra razão que 15 dos vice-presidentes dessas últimas gestões estão comigo. Me sinto honrado de ter esses caras comigo. Quando olho para o grupo comigo, não tenho dúvida nenhuma do que pode acontecer de bom para o futuro do Flamengo. Pessoas que estão aí, procurem saber, dar um google para saber quem é quem. Outra mentira que está comentando, que pessoas comigo tentaram vender o clube. Quem contratou essas pessoas para darem parecer, e deram o parecer, foi o presidente que está com você. Quem discutiu o assunto SAF foi o presidente. Você tentam imputar a mim e outras pessoas. Quem está no clube sabe perfeitamente disso. Vão contribuir fundamentalmente na parte do conselho que pretendo transformar o conselho administrador do clube. não o conselho atual com viés amador que você e o presidente defendem."
Tréplica de Rodrigo Dunshee:
"Na verdade, Bap, a sua lógica é muito difícil. Você está num grupo vencedor, estava até seis meses atrás pedindo encarecidamente que o presidente te apoiasse, você queria ser o candidato da situação, você inclusive espalhou para várias pessoas que estava garantido como candidato da situação. E, de repente, os princípios que norteiam a nossa gestão não são adequados, mas são esses que balizaram ela do início até o fim. Todos os executivos que fizeram o Flamengo crescer estão conosco. Estou muito confortável com a equipe que eu tenho e a verdade é que o presidente Landim não contratou ninguém, recebeu uma proposta de compra do Flamengo de 49%, onde uma das pessoas sócias dessa empresa era o Claudio Pracownik e você sabe disso. Já falei sobre isso, existem documentos que isso foi feito. Quem levou a SAF no Flamengo foi você, com palestras, você falava sobre SAF no Flamengo o tempo inteiro. A minha trajetória sempre foi ser contra SAF, contra vender o Flamengo. O Flamengo é da Nação, não pode ficar na mão de um dono. Na sua chapa tem um VP de finanças que inclusive não pode ser votado porque não pagou a mensalidade."
Nova resposta de Luiz Eduardo Baptista (Bap):
"É uma mentira deslavada que eu implorei por alguma coisa no Flamengo. Se tem alguém que implorou e dizia para todo mundo que você já era o candidato do presidente, é você. Quem está no clube sabe disso e conhece você, sua trajetória, e conhece as atitudes do presidente, que fala uma coisa e faz outra. São mentiras, mentiras e mentiras. Quando a gente olha quem está do lado de cá, são as pessoas corretas. Eu não trouxe discussão de SAF, há vários vídeos e registros do presidente defendendo SAF, e você se calou. Isso não é absolutamente verdade. E nós vamos mostrar que vamos tocar o nosso estádio sem SAF e com performances esportivas."
Próximos jogos do Flamengo:
-
Cuiabá (F) - 20/11, 19h (de Brasília) - Brasileirão
-
Fortaleza (F) - 26/11, 20h (de Brasília) - Brasileirão
-
Internacional (C) - 01/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão