Com péssimos resultados recentes, o último deles o empate em 0 a 0 com o Peñarol que causou a eliminação da CONMEBOL Libertadores , o Flamengo chega bastante pressionado para o confronto com o Athletico-PR , neste domingo (29), às 20h (de Brasília), no Maracanã.
O jogo é encarado como uma das últimas chances do Rubro-Negro de ainda sonhar com o título do Brasileirão , já que iniciou a rodada com 45 pontos, 11 a menos do que o líder Botafogo . O técnico Tite, que vem convivendo com muitas dúvidas dos torcedores, vive um impasse para o confronto.
No último final de semana, na derrota para o Grêmio , ele optou por escalar um time todo reserva, pensando em reverter a desvantagem da Libertadores, o que acabou não acontecendo. Agora, a situação é semelhante, já que nos próximos dias o Fla inicia a disputa da semifinal da Copa do Brasil , contra o Corinthians .
Pensando que o torneio é agora a principal chance de título na temporada, será que o treinador repetirá a postura? Se sim e o time novamente perder, as chances de título no Campeonato Brasileiro praticamente terminam, além de já começar a correr riscos de sequer ficar entre os quatro primeiros, que garantem vaga de forma automática na fase de grupos da próxima Libertadores.
Isso também aumentará e muito a pressão em Tite, já que, de acordo com apuração da ESPN , ele balança no cargo não só pelo desempenho ruim do time em campo, mas também por causa do momento político atual do Flamengo .
Isso porque o presidente Rodolfo Landim apoia Rodrigo Dunshee de Abranches, vice-presidente geral e jurídico, nas próximas eleições. O atual mandatário, inclusive, assumirá a vaga de CEO caso o candidato seja eleito. Dessa forma, Landim enxerga que a campanha de Dunshee pode estar em risco, caso o Fla termine mais um ano sem levantar um grande título. E, por conta disso, a pressão interna cima de Tite aumentou.
Diante deste cenário eleitoral, somando também a eliminação na Libertadores, o nome do treinador foi colocado em xeque pela primeira vez pela alta cúpula rubro-negra. Segundo apurou a reportagem, uma derrota para o Athletico-PR no domingo pode fazer com que a situação do técnico fique ainda mais insustentável internamente.
O que Tite e o Flamengo têm a seu favor no duelo é que o Athletico vive momento ainda mais conturbado. O time, com técnico novo, o ex-jogador Lucho González, vem de eliminação na CONMEBOL Sul-Americana , com direito a goleada sofrida para o Racing por 4 a 1 e não vence no Brasileirão desde o início de agosto, quando superou o Red Bull Bragantino . A cada rodada, a equipe se aproxima mais da zona de rebaixamento. Em caso de nova derrota, a situação pode ficar ainda mais desesperadora.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Athletico-PR (C) - 29/09, 20h (de Brasília) - Brasileirão
-
Corinthians (C) - 02/10, a confirmar - Copa do Brasil
-
Bahia (F) - 05/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão