O Flamengo foi eliminado nos pênaltis pelo Atlético-MG na Copa do Brasil , na última quarta-feira (6). Agora, Filipe Luís tem pela frente um ' Déjà vu ' no clube.

Ao ficar pelo caminho na competição nacional, o técnico terá que conviver com uma pressão nos próximos dias que Jorge Jesus, sua referência como técnico, viveu nos seus primeiros dias no Ninho do Urubu, mas acabou saindo por cima e fazendo história ao conquistar canecos.

Na ocasião, quando era recém-chegado ao Flamengo, em 2019, o Mister caiu na Copa do Brasil logo no seu terceiro jogo. E nos pênaltis, assim como Filipe Luís em 2025. E uma pressão para as competições restantes.

Uma semana depois, Jorge Jesus teve que "juntar os cacos" para disputar as oitavas de final da CONMEBOL Libertadores . Viu seu time perder por 2 a 0 para o Emelec na ida e sofreu com as críticas.

A desconfiança sobre o seu trabalho surgiu, com até mesmo um protesto no aeroporto marcado por xingamentos e cobrança.

Uma queda na Libertadores naquele momento certamente mudaria o rumo do trabalho do português. Mas o Flamengo conseguiu reverter na volta e avançar nas penalidades, conseguindo um respiro no início do Mister no clube.

No fim, o Rubro-Negro acabou sendo campeão da Libertadores e do Brasileirão sob o comando de Jorge Jesus.

Dono do elenco mais caro do país e tendo as duas competições como prioridade, Filipe Luís sabe que uma nova eliminação precoce diante do Internacional , nos dias 13 e 20 de agosto, com transmissão do Disney+ , aumentará as críticas em relação ao seu trabalho.

Encaixar os reforços em meio à temporada

Se lá atrás Filipe Luís era um dos reforços que Jorge Jesus tinha como missão encaixar no Flamengo, ao lado de Rafinha , Gerson e Pablo Marí , o ex-lateral e agora técnico tem a mesma tarefa no estrelado elenco rubro-negro.

Samuel Lino , Saul , Emerson Royal e Carrascal foram contratados cercados de muita expectativa e chegam em busca de espaço no time titular. Resta saber se Filipe Luís vai conseguir dar o encaixe perfeito no time como Jorge Jesus conseguiu lá atrás ao montar um time que só perdeu quatro jogos sob seu comando.

Recuperar confiança após eliminação

Se em 2019 Vitinho, uma das contratações mais caras da história do clube à época, foi um dos vilões na eliminação para o Athletico-PR perdendo um dos pênaltis, Samuel Lino vive situação semelhante.

Contratado por mais de 22 milhões de euros e assumindo o posto de reforço mais caro da história do Flamengo, o camisa 16 vai ter que levantar a cabeça em momento decisivo da temporada.

O mesmo vale para Wallace Yan, outro que desperdiçou penalidade no Flamengo diante do Atlético-MG . Ex-jogador, Filipe sabe mais do que ninguém o quanto um erro decisivo pode fazer com que o rumo de um jogador mude dentro de um clube. Na entrevista coletiva, ele admitiu que está na torcida para que a joia rubro-negra se recupere.

"O Atlético passou nos pênaltis, Wallace fez uma grande partida, tudo que estava no plano de jogo, incomodou muito a defesa, gerou espaços, chances. E tem personalidade para bater o pênalti com 19, 20 anos. Isso mostra a personalidade, a qualidade e o futuro que ele tem pela frente".

“As críticas fazem parte do crescimento do atleta profissional. Quanto melhor ele possa lidar com as críticas, ele e todos os jovens, maiores como jogadores de futebol eles vão ser. Todos os jogadores que estão no meu vestiário foram criticados em algum momento da carreira. É normal, ele tem que assimilar o antes possível e voltar mais forte. Não tenho a menor dúvida que ele vai voltar mais forte”, completou.

Próximos jogos do Flamengo