Fábio Palmer, novo vice de futebol do Flamengo, assumiu o cargo na posse do presidente Bap, já com prazo para perdê-lo: Três meses. Sucessor de Marcos Braz, ele conta como será a sua participação até que a pasta se extinga a partir de mudanças no estatuto previstas pela nova gestão. E lembra os motivos para o Conselhinho do Futebol, do qual fez parte na gestão Landim, não tenha funcionado.
Menos interferência
- É uma mudança de filosofia. Sem dizer o que é certo e errado. Marcos Braz fez o trabalho dele, tem o perfil dele, foi uma gestão vencedora. Mas a gente entende que o futebol do Flamengo precisa de uma dinâmica de mais profissionalismo e menos interferência das figuras estatutárias.
Dinâmica no cargo
- Eu estou VP de Futebol durante três meses, que é o tempo que é necessário para essa transição, onde todos os VPs virarão um grande conselho, como se fosse uma empresa. E isso que vai ser feito, a cargo do Ricardo Lomba, que vai tocar isso no Conselho Deliberativo. Em três meses vai acabar VP de Futebol. E a dinâmica passa a ser um grande conselho de empresa tratando de assuntos macros, institucionais, e não envolvidos no dia a dia.
A estrutura do futebol
- A dinâmica do futebol é com José Boto, que foi anunciado. Um diretor que o Flamengo precisa, estruturante, com perfil, novas ideias, que vai tratar diretamente com o Bap. A minha participação no futebol, no dia a dia, diria que é nenhuma. Assim que vai funcionar nesses três meses e depois ainda mais, por que o cargo de VP de Futebol vai ser extinto.
Transição
Funcionará com Bap, Boto e Braz, e mais alguém que eles entendam que seja importante.
Por que o Conselhinho não deu certo
- A ideia do Conselhinho era ter a menor interferência possível no futebol, criar uma estrutura para não deixar o futebol centralizado em uma pessoa. Fizemos uma divisão para grandes assuntos. Não determinava se contratava A ou B. Definia orçamento, prioridade em competições. Durante um tempo funcionou, depois a pandemia atrapalhou a evolução. Mas tentação da minha parte é zero. A verdade é que até por perfil eu sou completamente avesso a aparecer. SE você mistura o seu lado torcedor com o seu lado gestor, aí que começam os problemas.