O Flamengo , novamente mergulhado em crise, vai reencontrar o técnico Dorival Júnior, comandante do clube carioca nos títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores de 2022 e atualmente no São Paulo , rival rubro-negro neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
Em 2022, após as conquistas, o Rubro-Negro surpreendeu a muitos ao fazer a opção de não renovar o contrato do comandante. Em junho do ano passado, ele retornou ao clube carioca, que havia demitido o português Paulo Sousa e vivia crise.
Na ocasião, Dorival Júnior deixou o Ceará e acertou com o Flamengo, que já havia comandado em outras duas oportunidades, em 2012/2013 e em 2018. No retorno, o técnico assinou contrato até dezembro de 2022.
O comandante conseguiu arrumar a casa e fez o Flamengo se encontrar. O treinador estabeleceu a estratégia de colocar o "time das copas" nos torneios mata-mata (Copa do Brasil e Libertadores) e o time do Brasileirão. Ele também se notabilizou pelo encaixe da dupla Gabigol e Pedro no ataque rubro-negro, após perder Bruno Henrique por lesão.
O Rubro Negro das Copas engrenou e fez história ao conquistar a Copa do Brasil sobre o Corinthians, nos pênaltis, e ao bater o Athletico-PR na decisão da Libertadores. No Brasileirão, o clube carioca oscilou e fechou 2022 na quinta colocação.
Mesmo com os títulos, Dorival não continuou no Flamengo. A diretoria optou por troca de comando e acertou com o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians.
Vítor não durou muito no Rubro-Negro. O clube carioca amargou decepções em sequência - perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, foi derrotado na semifinal do Mundial de Clubes pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador.
O vice-campeonato carioca foi a gota d'água para Vítor Pereira no Flamengo. A equipe venceu o Fluminense no jogo de ida por 2 a 0, mas levou 4 a 1 na volta e amargou mais uma frustração. No dia 11 de abril, a demissão do técnico português foi confirmada.
A escolha para tirar o time da crise foi o técnico argentino Jorge Sampaoli. O Rubro-Negro, contudo, já está mergulhado novamente em um ambiente de pressão, fruto da eliminação na Copa Libertadores.
Na quinta-feira, o Flamengo perdeu para o Olimpia, no Paraguai, e caiu nas oitavas de final da Libertadores. A distância de 13 pontos para o líder Botafogo no Campeonato Brasileiro também pesa contra o trabalho de Sampaoli. O cenário positivo é na Copa do Brasil. O Rubro-Negro venceu o jogo de ida da semifinal contra o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 0.
É neste contexto de crise, com protestos da torcida, que o clube carioca reencontra Dorival Júnior. O confronto está marcado para este domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.