Noval vê Lorran integrado ao profissional e projeta chances a outros campeões pelo Flamengo no sub-20

A final que deu ao Flamengo seu bicampeonato brasileiro na categoria sub-20 colocou o meia-atacante Lorran em evidência novamente. Cobrou mal o pênalti que lhe cabia, mas sobrou tecnicamente durante os 90 minutos do empate por 0 a 0 com o Palmeiras. Aos 17 anos, a maior joia rubro-negra está integrada ao elenco profissional, e as participações na equipe júnior se tornarão esporádicas. Descerá ou para disputar jogos decisivos ou caso precisasse de minutagem.

Gerente de transição do Flamengo , Carlos Noval explica que o clube enxerga Lorran já como parte do plantel principal. Tal visão é compartilhada por Juan (gerente técnico) e Fabinho Soldado (diretor de futebol), mas a decisão de como e quando utilizá-lo cabe a Jorge Sampaoli.

- Lorran hoje já está no profissional. Nesse final de temporada, ele saiu algumas vezes, foi para a Seleção (sub-17), mas já estava no profissional. Como acabou o Brasileiro, e sub-20 só tem o Torneio OPG para jogar, provavelmente deve seguir no profissional até o final do ano, mas a palavra final sobre utilizá-lo ou não é do Sampaoli.

- Hoje ele é um menino com projeção muito grande dentro do clube. A ideia é que fique no profissional e desça para jogar os jogos mais importantes do sub-20. Ele treina no profissional, mas se não for relacionado, desce para ganhar minutagem - explicou Noval.

Patrick (E) e Léo perseguem Lorran na final entre Flamengo e Palmeiras, na final do Brasileiro Sub-20 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Mas não só Lorran esteve em alta. Petterson, de 19 anos, foi o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e teve ótima atuação na final. Ainda na decisão, os zagueiros Cleiton e Diegão formaram dupla de zaga sólida, os volantes Igor Jesus e Evertton tiveram participação importante no combate, e na frente Werton e Pedrinho incomodaram a defesa palmeirense.

A diferença dos últimos seis citados em relação a Petterson é que todos têm 20 anos e estão em seu último ano de sub-20. Cleiton, Igor Jesus e Lorran já vinham treinando no time profissional regularmente. Com isso, Pet, Diegão, Evertton, Werton e Pedrinho agora devem ser mais observados pela comissão técnica de Jorge Sampaoli, principalmente porque o calendário da categoria júnior está praticamente encerrado.

O sub-20 do Flamengo ainda disputa o Torneio OPG (Octávio Pinto Guimarães) - está nas oitavas de final -, mas o restante da competição será utilizado como laboratório para dar tempo de jogo a meninos do sub-18, reservas do sub-20 e integrantes do sub-20 B.

- Temos um olhar muito especial para todos esses meninos de 2003 porque é o último ano deles na categoria. A ideia é colocá-los para treinarem mais no profissional para que o staff do Sampaoli observe e conclua se eles têm condição ou não de ingressarem na equipe profissional. Hoje estou muito inserido no sub-20, converso muito com Juan e Fabinho sobre os jogadores que têm projeção. Isso é passado para o treinador, que dá uma olhada mais geral.

Petterson e Michel dividem bola em final do Brasileiro Sub-20 entre Flamengo e Palmeiras — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

- Cleiton, Igor e Lorran são atletas que já tinham projeção. Vamos ver agora com Petterson, Pedrinho, Diegão, Evertton e Werton. Vamos começar a dar atenção mais especial. Sem campeonato agora, vão ter maior minutagem nos treinos do profissional. Mas o Sampaoli vai ter ser a última palavra.

Dos atletas de 20 anos, Pedrinho, filho de Beto, e Evertton são os únicos com contrato a vencer em dezembro de 2023. Os vínculos de Werton e Diegão terminam no fim de 2024, enquanto os de Igor Jesus e Cleiton são válidos até 2025.

Noval comemora mais um título e divide louros pelas conquistas

No clube desde 2010, Carlos Noval participou de inúmeras conquistas em diferentes funções. De 2010 a março de 2018 foi o diretor geral da base. Ainda em 18, tornou-se executivo do futebol profissional. Gerente de transição de 2019 em diante, o dirigente chegou ao quinto título brasileiro em cinco anos, dois pelo profissional, dois pelo sub-20 e um no sub-17.

Questionado sobre o que significa essa nova conquista, Noval tratou de dividi-la com outros companheiros de Flamengo e destacou o sucesso da formação de talentos.

- A satisfação é de dever cumprido. Título é muito importante, mas o mais importante é ver a consistência dos atletas que estão sendo formados e têm ficado aptos para representar o Flamengo . Quero parabenizar a todos os profissionais da base, que fazem um belo trabalho, por mais um título.

Desde a chegada de Noval ao clube, o Flamengo revelou vários jovens, entre eles Vini Jr. — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A reportagem citou alguns casos famosos de jogadores que passaram pelas mãos de Noval e renderam cifras vultosas como Vini Jr., Lucas Paquetá, Matheus França, Reinier e João Gomes. O gerente de transição lembrou outros atletas e e salientou que há jogadores que acabam vingando somente fora do Ninho do Urubu.

- Tivemos Jorge, Samir, Felipe Vizeu, Léo Duarte e outros que não fizeram sucesso no Flamengo , mas conseguiram fazer fora. Tem muito jogador que está conosco hoje que vai fazer sucesso fora.

Com um processo de formação consolidado que tem trazido retorno esportivo e financeiro, o Flamengo olha para o futuro com expectativa de uma nova fornada de talentos após a conquista de mais um importante campeonato.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte