Uma nova pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil recolocou o São Paulo no top 3. O estudo feito pelo instituto AtlasIntel , publicado primeiramente pelo GE nesta terça-feira (25), mas ao qual o ESPN.com.br também teve acesso, mostra o Flamengo na 1ª posição com a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência. Em seguida, vêm Corinthians (14,2%) e São Paulo (9,9%). Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%) fecham o top 5.

A pesquisa atual contrasta com a feita pela CNN Esportes/Itatiaia/Quaest , divulgada no último dia 10 . Nela, o Palmeiras ocupava o 3º lugar, com 9%, enquanto o São Paulo aparecia em 4º, com 8%. O top 5 era fechado com Atlético-MG e Cruzeiro, cada um com 5%. O Vasco aparecia em 7º , com 4% da preferência dos torcedores.

Como foi feita a pesquisa do instituto AtlasIntel e quais os resultados?

Ao todo, foram computadas 1.600 respostas pela internet entre os dias 6 e 20 de abril em 640 municípios do Brasil. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. É a primeira vez que a empresa, especializada em pesquisas políticas, faz a consulta sobre o tamanho das torcidas.

O Cruzeiro se aproximou do Vasco, ocupando a 6ª colocação com 6,1%, distante apenas de 0,1% dos cariocas.

Fluminense , Santos , Botafogo , Sport e Athletico-PR completam o top 15 da pesquisa.

Veja abaixo o top-15:

  1. - Flamengo - 21,9%

  2. - Corinthians - 14,2%

  3. - São Paulo - 9,9%

  4. - Palmeiras - 7,7%

  5. - Vasco - 6,2%

  6. - Cruzeiro - 6,1%

  7. - Grêmio - 4,6%

  8. - Atlético-MG - 4,3%

  9. - Bahia - 3,6%

  10. - Internacional - 3,5%

  11. - Fluminense - 3,4%

  12. - Santos - 3,1%

  13. - Botafogo - 2%

  14. - Sport - 1,9%

  15. - Athletico-PR - 1,5%

Recortes e preferências

De acordo com a pesquisa do instituto AtlasIntel , o Flamengo tem mais torcedores em três das cinco regiões do país (Nordeste, Norte e Centro-Oeste). O Corinthians está no topo no Sudeste, enquanto o Grêmio está na dianteira no Sul.

Quando o recorte é a faixa salarial, o Corinthians lidera entre os que estão na mais alta (acima de R$ 10 mil), com 15,6% dos entrevistados. Já entre os que recebem a faixa salarial mais baixa (até R$ 2 mil), o Flamengo está em primeiro, com 26,4% do público.

No recorte por idade, o Rubro-Negro Carioca também lidera. E desta vez é com unanimidade. Entre todas as faixas etárias, o Flamengo está na primeira posição.

No quesito gênero, do top-15, sete clubes têm a maior preferência masculina (Palmeiras, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Fluminense e Botafogo), enquanto oito possuem preferência feminina (Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Santos, Sport e Athletico-PR).

O Cruzeiro chama atenção na preferência feminina, ultrapassando Vasco e Palmeiras e ficando atrás somente de Flamengo, Corinthians e São Paulo.