Nova gestão do Flamengo prioriza equilíbrio financeiro e planeja captar receitas com novos patrocínios

Desde que assumiu a presidência do Flamengo em 18 de dezembro, Luiz Eduardo Baptista (Bap) e sua equipe vêm se dedicando à análise de números e à obtenção de informações para elaborar um diagnóstico detalhado do clube. Oficialmente, a nova gestão inicia suas atividades nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. No entanto, as primeiras análises já apontam uma preocupação com a situação financeira do Rubro-Negro.

Embora não haja um risco iminente, o principal objetivo da administração neste início será garantir novas fontes de receita e assegurar que os recursos previstos sejam recebidos dentro dos prazos estipulados. O foco está no planejamento de longo prazo, especialmente diante da percepção de que houve uma deterioração nos números durante os últimos meses da gestão de Rodolfo Landim. “A situação é mais delicada do que esperávamos”, afirmou uma fonte.

A partir desta quinta-feira, a nova diretoria terá acesso completo a todas as áreas do clube, apesar das reuniões realizadas com diversos setores desde a posse. Algumas mudanças já foram planejadas e serão anunciadas na primeira semana do ano, com a contratação de profissionais para cargos estratégicos.

No futebol, Bap tem trabalhado diretamente com o novo diretor José Boto, que recebeu autonomia total para reestruturar o departamento. Ele ainda terá reuniões com a equipe para decidir quem permanece e definir novos nomes para posições específicas. A gestão busca a profissionalização do clube, estabelecendo critérios técnicos para as nomeações e exigindo currículos detalhados dos indicados.

Nos primeiros meses, o foco será captar novos patrocínios e aumentar as receitas, além de reduzir despesas. A saída de atletas como David Luiz e Gabigol já trouxe algum alívio na folha salarial. Por enquanto, não há previsão de grandes investimentos na próxima janela de transferências, mas isso pode mudar antes do início do Campeonato Brasileiro. A ideia é realizar contratações pontuais e contar com jogadores que retornarão de lesão para dar mais opções ao técnico Filipe Luís.

O início do ano também deve trazer novas receitas. Ricardo Lomba, presidente do Conselho Deliberativo, convocou a primeira reunião de 2025 para votar três patrocínios propostos ainda na gestão anterior. São eles:

ABC da Construção : espaço nos shorts (parte traseira das duas pernas) dos times profissionais masculino e feminino, além do sub-20 masculino e do basquete masculino;

In Drive : microfone nas entrevistas coletivas do time masculino e a parte inferior das costas da camisa do time feminino;

Texaco : número das camisas do time masculino e “escudeto” nas camisas de treino e aquecimento das equipes principal e sub-20.


Por outro lado, o orçamento para 2025 ainda não será votado. A proposta inicial de Landim previa 20 milhões de euros (R$ 128 milhões) para contratações e 30 milhões de euros (R$ 192 milhões) em vendas. A equipe de Bap está revisando esses números e deve apresentar uma nova versão para apreciação do Conselho Deliberativo.

Fonte: S1Live