Nova gestão do Flamengo busca renegociar comissões para aliviar caixa em 2025; entenda

Para aliviar o fluxo de caixa e viabilizar novos investimentos nesta janela de transferências, a gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tem buscado renegociar comissões pendentes a empresários. Conforme informações do GE, os valores estão ligados a contratações realizadas durante a administração de Rodolfo Landim.

O Flamengo está propondo postergar o pagamento de algumas dessas comissões, sugerindo que sejam quitadas no fim de 2025 ou até no primeiro semestre de 2026. Essa estratégia visa aliviar os compromissos financeiros imediatos, permitindo maior flexibilidade para investir em reforços no mercado da bola.

Apesar disso, a receptividade dos empresários tem sido mista: enquanto alguns aceitaram os novos prazos sem objeções, outros demonstraram insatisfação. O clube tem como preocupação manter um bom relacionamento com esses agentes, principalmente em meio ao período de transferências, para preservar sua credibilidade no mercado.

Bruno Spindel, diretor-executivo do Flamengo, foi designado por Bap e José Boto, diretor-técnico, para liderar as renegociações. Esse movimento reforça a permanência de Spindel no clube para a próxima temporada.

A necessidade de ajustar o fluxo de caixa vem de um cenário financeiro mais apertado em 2024, decorrente de altos investimentos em contratações e da aquisição do terreno do Gasômetro, onde o Flamengo planeja construir seu estádio próprio.

"É verdade que a situação de caixa do Flamengo foi afetada nesse final de ano. Mas isso significa que o Flamengo não tem condições de fazer aquisições? Não. Temos outros desafios, que é construir nosso estádio. O dólar bateu R$ 6,27; nós temos um descasamento entre o que a gente vendeu e comprou de quase € 20 milhões", explicou.

"Clube que quer ganhar tudo no Brasil tem que vender mais do que compra. Pode ser Flamengo, Palmeiras... tem que vender mais e melhor. O fato de contratar em moeda forte e não vender ninguém gerou um descompasso que a gente não tinha há quatro anos", disse na ocasião.

Nesse contexto, o Flamengo adota cautela no mercado de transferências. Até o momento, nenhuma nova contratação foi oficializada, enquanto jogadores como Gabigol, David Luiz e Fabrício Bruno já deixaram ou estão próximos de sair, com o último também a caminho do Cruzeiro.

Fonte: S1Live