O Flamengo conhecerá seus primeiros oponentes no Mundial de Clubes da FIFA 2025 nesta quinta-feira (5). O sorteio será realizado às 15h (horário de Brasília), em Miami.
A competição será sediada nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2025, com todos os 32 participantes já definidos. Nesta segunda-feira (2), a FIFA divulgou os potes do sorteio, nos quais o Flamengo figura como um dos oito cabeças de chave, ao lado de clubes renomados da Europa e outros três sul-americanos, incluindo dois brasileiros.
Os 32 clubes foram distribuídos em quatro potes, cada um contendo oito equipes, seguindo critérios que consideram o desempenho e o histórico recente em competições.
Confira a distribuição dos Potes do sorteio do Mundial de Clubes 2025
Pote 1
Manchester City (ING)
Real Madrid (ESP)
Bayern de Munique (ALE)
PSG (FRA)
Flamengo
Palmeiras
River Plate (ARG)
Fluminense
Cada um dos oito grupos terá um desses times como cabeça de chave.
Pote 2
Chelsea (ING)
Borussia Dortmund (ALE)
Inter de Milão (ITA)
Porto (POR)
Atlético de Madrid (ESP)
Benfica (POR)
Juventus (ITA)
RB Salzburg (AUS)
Composto apenas por equipes europeias, a maioria delas vencedoras de Champions League e/ou das grandes ligas nacionais, o Pote 2 pode render grandes desafios para o Rubro-Negro já na fase de grupos.
Pote 3
Al Hilal (SAU)
Ulsan HD (KOR)
Al Ahly (EGI)
Wydad Casablanca (MAR)
Monterrey (MEX)
León (MEX)
Boca Juniors (ARG)
Botafogo
Entre as equipes no Pote 3, há adversários que trazem lembranças marcantes para o Flamengo. O Al-Hilal, atual time de Jorge Jesus, eliminou o Rubro-Negro no Mundial de fevereiro de 2023. Contudo, em 2019, o Flamengo superou a equipe saudita por 3 a 1. Outro rival do mesmo pote é o Al Ahly, do Egito, derrotado pelo Flamengo por 4 a 2 na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de 2023.
Pote 4
Urawa Red Diamonds (JPN)
Al Ain (EAU)
Esperánce de Tunis (TUN)
Mamelodi Sundows (AFR)
Pachuca (MEX)
Seatlhe Sounders (EUA)
Auckland City (NZL)
Inter Miami (EUA)
No Pote 4, destaca-se a presença do Inter Miami, anfitrião do torneio. O time, que se tornou uma sensação da MLS, conta com Lionel Messi, além de Luis Suárez, Busquets e o técnico Javier Mascherano como grandes estrelas.
Outro nome que remete a memórias difíceis é o León, do México, que em 2014 eliminou o Flamengo na fase de grupos da Libertadores ao vencer por 3 a 2 no Maracanã.