No Fla-Flu de dez anos atrás, Botinelli foi decisivo e garantiu a vitória para o Flamengo

Fluminense e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), no Maracanã. No embalo de mais um Fla-Flu pelo Brasileirão, o ge recorda um clássico de 10 anos atrás, quando as equipes curiosamente também se enfrentaram pela 28ª rodada. Na ocasião, o Rubro-Negro saiu vitorioso.

Em 2011, o momento tinha algumas semelhanças com o atual: o Flamengo fez um alto investimento no elenco, tinha jogadores a nível de Seleção e brigava pelo título do Brasileirão. Mas as semelhanças param por aí.

Botinelli comemora no Fla-Flu de 2011 — Foto: Agência Globo
1 de 1 Botinelli comemora no Fla-Flu de 2011 — Foto: Agência Globo

Botinelli comemora no Fla-Flu de 2011 — Foto: Agência Globo

Diferente de hoje, o futebol carioca vivia uma fase vitoriosa. Foram cinco anos seguidos com pelo menos um clube do Rio de Janeiro conquistando uma competição nacional.

Hegemonia carioca

Time Competição Ano
Flamengo Campeonato Brasileiro 2009
Fluminense Campeonato Brasileiro 2010
Vasco Copa do Brasil 2011
Fluminense Campeonato Brasileiro 2012
Flamengo Copa do Brasil 2013

Tal superioridade carioca era refletida também nos clássicos, que eram sempre muito equilibrados. E o Fla-Flu não foi diferente. O Fluminense tinha Rafael Sóbis, Deco, Lanzini e outros, enquanto o Flamengo contava com Léo Moura, Thiago Neves, Renato Abreu... Os times também tinham desfalques importantes: Ronaldinho Gaúcho no Fla e Fred no Flu.

O tricolor começou dominando o jogo e logo marcou o primeiro gol, mas o Flamengo empatou. O Fluminense marcou de novo e tomou a frente. Com elencos tão estrelados, o destaque foi Botinelli, um jogador que não tinha muitos holofotes. Ele saiu do banco e mudou o jogo. Com dois gols, o argentino virou a partida para o Flamengo, que saiu com a vitória.

O Flamengo se manteve firme na disputa pelo título, mas o carioca que chegou mais perto no final foi o Vasco, que ficou em segundo lugar, mas até a última rodada teve chances de conquistar a taça. O título ficou com o Corinthians.

Naquele ano, Vasco, Fluminense e Flamengo terminaram entre os quatro primeiros, Botafogo ficou em nono. A década começou animadora para os cariocas, mas, aos poucos, os clubes foram perdendo espaço. O Flamengo conseguiu se reestruturar, voltou a dominar as competições e é o atual bicampeão Brasileiro. O Fluminense não passa sufoco, mas não ganha um campeonato nacional desde o Brasileirão de 2012. Vasco e Botafogo vivem um difícil momento, com repetidos rebaixamentos.

Apesar da década começar difícil para a maioria dos times cariocas, a esperança é que 2011 possa servir de motivação para lembrar dos tempos áureos de um Rio de Janeiro com os quatro grandes brigando nas principais competições nacionais .

Fonte: Globo Esporte