No embalo dos africanos, Flamengo tem senegalês em disputa de torneio de base no Rio

Com histórico de sucesso na França e Inglaterra, jovens promessas da África também começaram a desbravar o Brasil. E o Flamengo , que já conta com dois nigerianos no time sub-20 (Shola e Hassan), agora tem um senegalês na sua equipe sub-10 que disputa a IberCup, torneio de base realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Papa Diop, senegalês do time sub-10 do Flamengo — Foto: @srpatricio_ / IberCup

Trata-se do jovem Papa Diop, de apenas 10 anos e 1,76m de altura. No Brasil desde 2023, o "gigante" perto dos outros garotos de sua idade chegou ao país junto de seu pai, também senegalês, para morar em Florianópolis. Ele começou a jogar em um time de projeto social na cidade catarinense quando foi captado pelo Flamengo .

- O Papa esteve conosco no ano passado disputando a IberLeague de Santa Catarina, em Florianópolis. Ele tinha nove anos, mas estava atuando na categoria de três anos a mais, no sub-12. Por essa razão, indicamos ao observador técnico do Flamengo presente na competição, que imediatamente trouxe ele já aprovado para o Rio de Janeiro. É uma promessa para o futebol internacional, por ser africano e ter também passaporte europeu - contou Abrão Chehadi, licenciado da IberLeague de Santa Catarina e quem indicou o jovem ao Rubro-Negro.

Papa Diop se mudou para o Rio junto do pai e vem se destacando no torneio, disputado na modalidade "Futebol 7". Ele fez dois gols e deu duas assistências nos três primeiros jogos: 5 a 0 no Planalto EF; 3 a 1 no Atlético Gaúcho e 2 a 1 na Escola Futebol Inteligente. O Rubro-Negro joga nesta sexta-feira contra o Santos Palmas pelas quartas de final da competição, que termina no domingo. No campo de 11, o garoto costuma jogar de volante.

O Flamengo nesta semana comprou 70% dos diretos econômicos do atacante Shola , que estava no clube por empréstimo desde abril de 2023, por 450 mil dólares (aproximadamente R$ 2,4 milhões na cotação atual). O também atacante Hassan, após se destacar na Copinha, está emprestado pelo XV de Piracicaba ao Rubro-Negro até janeiro de 2025.

Nigeriano Shola beija a taça após ganhar a Libertadores Sub-20 — Foto: Conmebol

A Série A do Campeonato Brasileiro desse ano conta com três africanos: o zagueiro angolano Bastos, do Botafogo; o atacante congolês Bolasie, do Criciúma; e o meia-atacante senegalês Iba Ly, recém-incorporado aos profissionais do São Paulo.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte