No embalo do Carioca, Flu vence O. Petrolero na estreia na Sul-Americana

O Fluminense estreou na Copa Sul-Americana com triunfo. No embalo da conquista do Campeonato Carioca , que aconteceu no último sábado, a equipe tricolor venceu, na noite de hoje (6), o boliviano Oriente Petrolero por 3 a 0. O placar positivo foi construído com gols de Cris Silva, Arias e Zazpe, que marcou contra.

Com o resultado, o time das Laranjeiras lidera o Grupo H, com três pontos, uma vez que Junior Barranquilla, da Colômbia, e Unión Santa Fe, da Argentina, ficara no empate em 1 a 1.

A equipe tricolor, na próxima rodada, encara o Junior Barranquilla. O Flu disputa a Sul-Americana após ter sido eliminado na terceira fase preliminar da Libertadores , em duelo com o Olimpia, do Paraguai.

Os comandados do técnico Abel Braga voltam a campo no sábado (9), contra o Santos, no Maracanã, no pontapé inicial no Campeonato Brasileiro .

Quem foi bem - Ganso

Destaque na final do Carioca, Ganso fez bom jogo e participou ativamente das jogadas que acabaram nos gols de Cris Silva e Arias.

Comemora, Cris Silva!

O lateral-esquerdo marcou o primeiro gol com a camisa do Fluminense. Reforço para a temporada, o jogador foi alvo de algumas críticas por parte da torcida e teve a negociação contestada, mas, como contou ao UOL Esporte , está em um processo de readaptação após quatro temporadas no Sheriff, da Moldávia, e acredita que o título do Carioca ajuda neste período.

Desempenho do Flu

O Fluminense manteve o esquema 3-5-2, tendo um meia e uma dupla de ataque, como foi nas finais do Carioca. O time teve mais a bola, mas até a metade do primeiro tempo, mostrava dificuldade em encontrar espaços na marcação adversária. Porém, aos poucos, foi se encontrando, criando chances e logo mexeu no placar "em dose dupla".

O time voltou para o segundo tempo com a mesma estrutura, mas, aos poucos, com as substituições, o Tricolor ganhou novo fôlego e manteve o bom ritmo.

Desempenho do Oriente Petrolero

Com uma formação desenhada, mais ou menos, no 4-5-1, o Oriente Petrolero buscou povoar o meio de campo e pressionar a saída de bola do Flu. A estratégia funcionou por um tempo, mas, aos poucos, passou a não surtir tanto efeito. O time boliviano até teve boas investidas, mas, quando não esbarrava nos próprios erros, ficava na marcação.

A equipe, mesmo atrás no placar, conseguiu algumas boas tramas, com trocas de passes interessantes, mas sem tanta efetividade.

Cronologia

O jogo iniciou com o Oriente Petrolero pressionando a saída de bola do Fluminense, e dando certo trabalho ao adversário. Aos poucos, porém, o time tricolor passou e ter uma presença maior no campo de ataque.

Apesar de rondar a área da equipe boliviana, o Tricolor não conseguia achar espaços e criar oportunidades claras. Cano chegou a balançar a rede, mas a finalização aconteceu após a posição irregular ter sido indicada pela arbitragem.

O primeiro não se esquece

O Fluminense abriu o placar em jogada que passou pelo meia Ganso e chegou ao volante Yago Felipe, que arriscou de fora da área, e Quiñónez rebateu. Cris Silva aproveitou e mandou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol dele no Tricolor.

Vantagem

Após o gol, o time de Abel Braga manteve o ritmo e conseguiu ampliar a vantagem com Arias. Ganso, na frente da área, acionou Samuel Xavier, que passou na velocidade. O lateral-direito acionou Arias, que bateu cruzado e fez o segundo da equipe carioca.

Lá e cá

A volta do intervalo foi movimentada. O Tricolor, logo nos primeiros minutos, pressionou e, por pouco, Ganso não conseguiu fazer o terceiro da equipe. O Oriente Petrolero, por sua vez, aproveitou cochilo do sistema defensivo do Flu e, em boa jogada, Carlos Roque parou em Fábio. Pouco depois, após a bola ir de pé em pé, Yago bateu e mandou no pé da trave.

Susto

O jogo teve um momento de tensão. Após levantamento para a área, Samuel Xavier se chocou com o goleiro Quiñónez Os dois caíram no gramado e tiveram de receber atendimento médico.

Mudanças fazem efeito

Os técnicos Abel Braga e Erwin Sánchez começaram a fazer substituições e, no lado tricolor, entraram Luiz Henrique e Willian Bigode. Logo na primeira jogada, Luiz Henrique acionou Cano, que cruzou e, de cabeça, Bigode fez Quiñónez trabalhar. Logo depois, o camisa 17 cruzou para a área e Zazpe, ao tentar cortar, fez contra.

Tentou a resposta

Minutos após fazer contra, Zazpe avançou ao ataque e chutou forte, de longe. Fábio fez a defesa em dois tempos.

Quase um bonito gol

Já na reta final do jogo, Luiz Henrique recebeu, avançou, passou por dois adversários e bateu, mas mandou por cima da meta.

'É campeão'

Ao apito final, a torcida gritou "É campeão", e celebrou o triunfo junto aos jogadores.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 3 x 0 ORIENTE PETROLERO
Competição : Copa Sul-Americana - Primeira rodada do Grupo H
Local : Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia : 6 de março de 2022, quarta-feira
Horário : 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro : José Argote (Venezuela)
Assistentes : Carlos Lopez (Venezuela) e Lubin Torrealba (Venezuela)
VAR : Wilson Avila (EQU)
Cartões amarelos : Samuel Xavier, André (FLU); Mercado, Caire (ORI)
Cartões vermelhos : -
Gols : Cris Silva, do Fluminense, aos 31'/1ºT; Arias, do Fluminense, aos 39'/1ºT; Zazpe, do Oriente Petrolero (contra), aos 27'/2ºT

FLUMINENSE : Fábio; David Duarte, Manoel (Luccas Claro) e David Braz; Samuel Xavier, André (Wellington), Ganso, Yago Felipe e Cris Silva; Arias e Cano (Fred). Técnico : Abel Braga

ORIENTE PETROLERO : Quiñónez, Caire, Sebastián Álvarez, Zazpe e Carlos Roca (Marcelo Suárez); Mercado, Daniel Rojas (Ferddy Roca), Guaycochea (Miguel Ríos), Ribera (Héctor Sánchez) e Dorrego; Facundo Suárez (Ricardo Sandoval). Técnico : Erwin Sánchez

Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Fonte: Uol