Nível A x Nível B do scout: entenda o que Marcos Braz quis dizer sobre Evander, meia que Flamengo quer

Ao admitir o interesse do Flamengo pelo meia Evander, do Portland Timbers (Estados Unidos), o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, citou a existência de uma classificação de scout dentro do clube, que ranqueia jogadores entre os níveis A e B. Segundo o dirigente, o atleta de 25 anos, revelado no Vasco, está entre os mais bem avaliados, e vem sendo observado pelo rubro-negro há algum tempo.

— O Evander não voltou ao radar. Ele só continuou. Ele é monitorado "Nível A", segundo os scouts do Flamengo. Já tinha esse nível há dois anos. Surgiu a oportunidade agora novamente, por conta do desejo do jogador de retornar ao Brasil. Mas ainda é uma negociação difícil por conta dos valores — disse Braz, à reportagem do site ge.

Quem separa os jogadores desta maneira é a própria equipe de scout rubro-negra, analisando como prioridade os talentos que mais podem somar ao elenco (Nível A).

Na sequência, também apontam as alternativas para que o clube contrate (Nível B). Nos dois casos, só são considerados atletas que se adequem à realidade financeira do Flamengo.

Depois, esta lista chega ao treinador. Atualmente, Tite não tem influência na montagem da relação de alvos, mas tem o poder de vetar nomes que não deseje no seu elenco.

A partir da aprovação, Braz e companhia têm o aval para iniciar as tentativas de negociação.

O caso de Evander envolve um jogo duro feito por parte do Timbers. A equipe da MLS o adquiriu em dezembro de 2022, do Midtjylland (Dinamarca), por 9,5 milhões de euros (R$ 53 milhões, na cotação da época).

O meia foi o principal jogador do clube na temporada passada, tem contrato até 2026 e está valorizado. Ele deixou o Vasco em meados de 2018, e construiu sua carreira no futebol dinamarquês e americano.

Até o momento, o Flamengo só tem um reforço anunciado para 2024: o meia uruguaio Nicolás De La Cruz, por quem pagou 16 milhões de dólares (cerca de R$ 79 milhões). Além de Evander, nomes como o zagueiro Léo Ortiz e os laterais Matías Viña e Juninho Capixaba também estão entre os principais alvos do clube.

Mais recente Próxima Sem Everton Ribeiro, veja as opções para a posição no elenco do Flamengo
Fonte: Extra