Filipe Luís começou a jornada como treinador do profissional do Flamengo com o pé direito, nesta quarta-feira. Sua equipe derrotou o Corinthians por 1 a 0, em partida disputada no Maracanã, válida pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Quis o destino que o primeiro gol da nova trajetória do ex lateral-esquerdo fosse marcado, justamente, por um jogador da mesma posição: Alex Sandro marcou o único do jogo.
O rubro-negro iniciou o duelo da maneira em que seu novo comandante falou que seria, na coletiva de apresentação. Com muita intensidade na marcação pressão, os donos da casa incomodavam muito a saída de bola do Corinthians. O Flamengo conseguia as roubadas no seu campo de ataque e era vertical nas tramas ofensivas, mas esbarrava na ótima atuação do goleiro Hugo.
O primeiro tempo seguiu com a retórica dos minutos iniciais e, no Maracanã, só um time jogava. Após tanto martelar o adversário, a equipe de Filipe Luís enfim conseguiu abrir o placar: Bruno Henrique dominou na ponta esquerda, tocou em profundidade para Alex Sandro, que ameaçou o cruzamento mas finalizou direto para estufar as redes do alvinegro.
Na volta do intervalo, o Corinthians voltou com mudanças e aumentou o nível de enfrentamento. No entanto, os donos da casa ainda eram soberanos nas ações da partida e empilhavam chances desperdiçadas. Foram pelo menos quatro durante toda a etapa final. A diferença era que o adversário também passou a criar oportunidades, principalmente por conta da queda física do rubro-negro.
Nos 20 minutos finais do jogo, o Flamengo sentiu a alta intensidade que impôs em campo pesar nas próprias pernas. A equipe de Ramón Díaz se aproveitou do momento de dificuldade do adversário e teve um raro momento de domínio no Maracanã. Porém, os visitantes não tiveram forças suficientes para arrancar o empate e acabaram derrotados pelo placar mínimo.
Na saída de campo, Gerson afirmou que gostou do que viu. O capitão do Flamengo concedeu entrevista e contou um pouco do trabalho feito por seu novo comandante, para o jogo contra o Corinthians.
— Futebol é dinâmico Tu tem que assimilar o mais rápido possível. A gente não teve muito tempo, mas, às vezes, não se treina só no campo, se treina também com vídeos. Então, foi passado bastante vídeo pra gente com bastante tempo. A gente tem que assimilar rápido e já dá sequência no trabalho — disse o camisa 8.
Com a vitória magra, o Flamengo joga por um empate no duelo de volta, que será disputado daqui a 20 dias. Em caso de vitória por um gol de diferença do alvinegro, a classificação à grande final será decidida nos pênaltis.
Em vantagem na Copa do Brasil, a equipe de Filipe Luís vira a chave e já começa a pensar no Campeonato Brasileiro. O rubro-negro volta a campo no próximo sábado, contra o Bahia, às 19h, na Arena Fonte Nova. A nove ponto do líder, Botafogo, com um jogo à menos, o treinador terá a difícil missão de buscar o título da competição em 11 rodadas que o restam.