O Vasco da Gama anunciou nesta segunda-feira Ramon Menezes como substituto de Abel Braga para o restante da temporada e repetiu uma alternativa bastante utilizada por clubes do Brasil e da Europa: contratar ídolos para o cargo de técnico.

Mesmo com experiência quase inexistente como treinador, Ramon recebe a oportunidade de ocupar o lugar Abel, que, curiosamente, também marcou época no clube como zagueiro.

Em sua carreira como jogador, o meia Ramon vestiu a camisa do Vasco em três passagens. A primeira, e mais vitoriosa, entre 1996 e 2000, a segunda em 2002 e a última em 2006. Ao longo deste período, acumulou um título da Copa Libertadores , um brasileiro e um carioca.

No Brasil, nomes como Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Zagallo, Paulo César Carpegiani, entre tantos outros, tiveram a oportunidade de dirigir times nos quais foram ídolos como jogadores.

No exterior, não é diferente. Basta olhar para aquele considerado por muitos como o melhor técnico da atualidade, Pep Guardiola, que começou a carreira no Barcelona , onde marcou época como meio-campista nos anos 90.

Veja 20 nomes que treinaram clubes em que foram ídolos:

1 – Renato Gaúcho, Grêmio e Fluminense

2 – Rogério Ceni, São Paulo

3 – Paulo Roberto Falcão, Inter

4 – Romário, Vasco

5 – Zagallo, Botafogo e Flamengo

6 – Leão, Palmeiras

7 – Basílio, Corinthians

8 – Paulo César Carpegiani, Flamengo

9 – Edinho, Fluminense

10 – Adilson Batista, Cruzeiro e Grêmio

11 – Serginho Chulapa, Santos

12 – Carlinhos, Flamengo

13 – Toninho Cerezo, Atlético-MG

14 – Seedorf, Milan

15 – Guardiola, Barcelona

16 – Zidane, Real Madrid

17 – Cruyff, Barcelona

18 – Beckenbauer, Bayern de Munique

19 – Solskjaer, Manchester United

20 – Lampard, Chelsea