A Copa do Mundo de Clubes da FIFA, ou simplesmente mundial da FIFA, será decidida neste sábado (20) entre Flamengo e Liverpool. Os dois times se enfrentam no estádio Cidade da Educação, na cidade de Doha, Catar.

Assim como na vida real, o Liverpool é um excelente time nos videogames. Como os clubes sul-americanos não possuem um rating muito, fica complicado encarar uma equipe do peso da equipe inglesa - mas sempre há uma saída. Seja de maneira oficial com o Flamengo em eFootball PES 2020 ou com uma equipe que não está no nível do Liverpool em Fifa 20, há maneiras de se encontrar a vitória contra um adversário mais forte.

Reunimos estratégias, dicas e formas para você encarar de frente o Liverpool. Com muita estratégia e foco você consegue derrubar o atual campeão da Champions League.

Formação e estratégias

Em Fifa 20, o Liverpool joga na formação “4-3-3”, usando um “falso 9”. Assim, o centroavante (Firmino) não guarda posição e se movimenta junto com Salah e Mané para confundir a marcação adversária.

Você pode escolher a opção, dentre as sugestões a seguir, que melhor se encaixe ao seu estilo de jogo:

• 4-2-3-1 (Fechado): Esta formação é semelhante à usada por Jorge Jesus no Flamengo. Aqui você conta com laterais para defender, dois cães de guarda e uma linha de três jogadores que abastecem o centroavante;
• 4-3-3: Nesta opção, duas linhas de 3 compõem a meia e o ataque. Aqui vale a ação dos pontas para empurrar os laterais do Liverpool;
• 4-1-4-1: Se dominar o meio-campo é meio caminho andado, ter quatro jogadores para atacar e recompor pode fazer com que a troca de passes do time inglês seja prejudicada;
• 3-4-3: Que tal ousar? Para ter mais gente no ataque, você deve redobrar a atenção na defesa, já que será um defensor para cada membro do ataque do Liverpool (Salah, Mané e Firmino).

Na tela de gerenciamento do time, você também pode trabalhar com as táticas do seu time. Na parte da defesa, você pode jogar no estilo “Recuado” para guardar sua “casinha”. Quando estiver com a bola, use no ataque a “Armação rápida” para chegar rapidamente ao gol adversário.

Em PES, o Liverpool R (como é chamado a equipe inglesa), joga no 4-2-3-1. Como no game da Konami você tem a chance de controlar o Flamengo, pode usar a formação padrão – assim como Jorge Jesus.

Se precisar atacar, use o “4-3-3”, com Arão como volante protegendo a defesa; no meio-campo, coloque Éverton e Diego na armação para armar o trio no ataque: De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel “Gabigol” Barbosa.

ESCALAÇÃO EM EFOOTBALL PES 2020

Observação: caso as tabelas não apareçam em seu celular, use a opção "ver site para computador" em seu navegador.

PONTOS FORTES E FRACOS DO ADVERSÁRIO

No futebol, eles fizeram por merecer para estar no elenco do Liverpool. Nos games, os jogadores têm atributos que o tornam poderosos, mas há também falhas a serem exploradas.

Alisson, excelente goleiro, requer do adversário chutes precisos, então bata com chute colocado. Trent Alexander-Arnold possui excelente cruzamento, mas nos games não tem bons atributos na marcação. Van Dijk é o melhor zagueiro do jogo, portanto foque em Joel Matip, que não possui muito fôlego. Na lateral esquerda, Robertson tem Cruzamento e Fôlego a seu favor, além de números razoáveis na marcação.

Fabinho, Henderson e Wijnaldum formam o miolo do meio-campo. Wijnaldum e Henderson tem números ruins na marcação, mas muito fôlego. Dos três, Fabinho é o melhor na marcação e passe.

Salah, Mané e Firmino formam o temível trio de ataque. Force Firmino a jogar longe do seu gol, pois não tem chute de longe muito forte, assim como cabeceio. Tome cuidado com a velocidade de Mané nos videogames, muito acima da média. Procure não dar o bote, mas cercar sua ação. Por fim, evite ao máximo que a bola chegue aos pés de Salah, o jogador mais técnico do Liverpool nos games. Além de rápido, tem boa finalização, portanto dê combate com seu melhor defensor.

DICAS

POSSE DE BOLA: Se o seu time não possui o mesmo poderio do adversário, você pode usar uma tática bastante usada no futebol americano. Quando se enfrenta um Quarterback de elite, como Tom Brady e Drew Brees, o ideal é manter a posse da bola e gastar o tempo. Os times do futebol americano fazem isso, por exemplo, com jogadas terrestres, que gastam mais tempo

No futebol, manter a posse também é importante, já que você mantém a bola longe de sua grande área e dos pés dos craques do Liverpool.

BOLA PARADA: Se a batalha no chão está complicada, você pode igualar as ações no alto. Filipe Luís e Rafinha possuem números razoáveis para colocar a bola na área. Já Diego e Éverton Ribeiro são importantes para cobrar faltas e escanteios. Não desperdice a chance de colocar a bola na grande área adversária.

PULMÃO DE AÇO: Outro ponto importante em jogos decisivos é o Fôlego. Manter um ritmo constante ao longo dos 90 minutos – e prorrogação – é importante. O ESPN Esports Brasil criou um guia com dicas para você ter fôlego do início ao fim da disputa .