Mundial de Clubes vira problema na Fifa e pode chocar data com Brasileiro

O presidente da Fifa, Gianni Infantino , confirmou nesta sexta-feira (18) o inevitável: o Mundial de Clubes 2020, marcado para dezembro no Qatar, está adiado. As Américas, do Sul, do Norte e Central, e a Oceania não teriam times a indicar nesta data porque seus torneios não terminariam a tempo. A Fifa trabalha para realizá-lo no início de 2021, entre fevereiro e abril, mas há vários problemas a superar, de datas a participantes.

Por que a Fifa simplesmente não o cancela? Porque não pode. Há um contrato assinado com o grupo chinês de venda online Alibaba até 2022 para patrocínio exclusivo. A edição 2020 consta no acordo e seria a última no formato atual, com sete participantes, dando espaço para o super Mundial projetado pela Fifa, com 24 clubes, que seria em 2021 na China, mas já adiado por causa da pandemia do coronavírus . Este torneio não tem qualquer previsão de data, avisou Infantino.

Há também gordos contratos de direito de transmissão que foram vendidos pela Fifa e repassados por terceiros a diversas emissoras e plataformas de streaming espalhados pelo mundo. A entidade poderia até argumentar causa de força maior, devido à covid-19, mas correria o risco de sofrer diversos processos judiciais incômodos.

O problema é que a Fifa está de mãos atadas. Se sugeriu, via Ásia, fevereiro. A Libertadores já terá terminado, em janeiro, mas a Conmebol avisou que o Campeonato Brasileiro, por exemplo, estará em sua reta final, portanto se o campeão continental for daqui esse time teria problemas em viajar por sete dias, no mínimo, ao Qatar.

Março de 2021 tem data-Fifa, com jogos de seleções entre 22 e 30, o que já bloqueia quase um terço do mês. Abril coincide com a reta final da Liga dos Campeões na Europa. E se o Bayern de Munique estiver nessa?

Mas não é só data que faz o Mundial de Clubes ser um quebra-cabeça para a Fifa. A Oceania cancelou a sua Liga dos Campeões definitivamente, ou seja, não terá campeão para indicar. Poderia ser aberta uma exceção para indicação, mas nunca é o ideal. O atual campeão, o Hienghene Sport, da Nova Caledônia, já estava eliminado da edição 2020, que parou nas quartas, com oito participantes. Muito time para a confederação indicar um.

A Concacaf, entidade que reúne os times das Américas do Norte, Central e Caribe, nem tem data para reiniciar o seu torneio, que parou também nas quartas de final. Esse, porém, é provável que tenha já um campeão entre fevereiro e abril de 2021.

Por enquanto, só dois dos sete times estão classificados para o Mundial que ninguém sabe quando vai acontecer: o Bayern de Munique , campeão europeu, e o Al-Duhail, vencedor do qatariano e que representaria o país-sede. A África definirá agora em outubro e a Ásia no comecinho de dezembro.

Imagem: GettyImages

Fonte: Uol