Mundial de clubes 2025: grupo do Flamengo tem Chelsea favorito, mas permite ao rubro-negro sonhar com vaga; análise

O sorteio do Mundial de Clubes da Fifa , a ser disputado nos EUA entre junho e julho de 2025, colocou o Flamengo no Grupo D. Ao lado do rubro-negro estarão o Espérance, da Tunísia; o León, do México; e o gigante inglês Chelsea. Apesar do amplo favoritismo dos britânicos, o cenário permite ao clube carioca sonhar com a outra vaga para as oitavas.

Adversário do Flamengo na estreia, o Espérance, da Tunísia, é a principal força de seu país. Dono de 33 títulos nacionais, venceu sete das últimas oito edições. Na atual, é o quinto colocado neste momento.

No continente, foi vice-campeão da última edição da Liga dos Campeões da África. Mas está abaixo de outras duas principais forças da região: o Al Ahly, do Egito; e o Wydad Casablanca, do Marrocos.

Seu elenco é formado basicamente por jogadores tunisianos. Mas chama a atenção a presença de dois brasileiros: os atacantes Yan Sasse, que já teve passagem pelo Vasco; e Rodrigo Rodrigues, ex-Juventude.

O León, contra quem o Flamengo jogará na última rodada, é um velho conhecido do torcedor rubro-negro. Em 2014, venceu o time carioca em pleno Maracanã, decretando sua eliminação na fase de grupos da Libertadores. Desde então, no entanto, muita coisa mudou do lado do clube da Gávea.

O Flamengo se reestruturou financeiramente, qualificou seu elenco e se tornou um dos times mais fortes não só do Brasil como do continente. Já os mexicanos, embora tenham vencido a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023, não passaram pelo mesmo processo.

Na atual temporada, ficaram apenas em 11º no Apertura e, fora do mata-mata, estão sem disputar uma partida desde 10 de novembro. No elenco há dois jogadores com passagem recente pelo futebol brasileiro: o meio-campista uruguaio Diego Hernández, ex-Botafogo; e o atacante colombiano Stiven Mendoza, que defendeu Ceará e Santos.

O Chelsea, rival da 2ª rodada, é o único do grupo tecnicamente superior ao Flamengo. O bilionário clube inglês vem se recuperando dentro de seu próprio país, onde não vinha fazendo boas temporadas. É o atual segundo colocado da Premier League e conta com grandes nomes em seu elenco como o inglês Cole Palmer, o francês Nkunku, o português João Félix, o argentio Enzo Fernández e o equatoriano Moisés Caicedo.

O clube ainda levou a melhor no mercado e garantiu a contratação de Estêvão, joia do Palmeiras. Mas o atacante de 17 anos só irá se transferir para a Inglaterra após o Mundial de Clubes. Melhor para o Flamengo.

Fonte: O Globo