No Brasil desde sua passagem pelo Vasco em 2023, Ramón Díaz está próximo de ter sua primeira chance de conquistar um título no país pelo Corinthians . Para isso, terá que eliminar o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil , cuja disputa começa nesta quarta-feira (2), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã.
Mata-mata contra o Rubro-Negro, porém, não é uma novidade para o treinador. Aliás, o Maracanã também não. Afinal, há mais de 30 anos, o argentino teve a chance de eliminar os rivais desta fase quando ainda era jogador.
Só que o destino quase pregou uma peça com o então atacante do River Plate . Reserva dos Millonarios na disputa da Supercopa da Libertadores de 1991, Ramón entrou em campo somente aos 15 minutos do segundo tempo o lugar de Pablo Lavallén.
Do banco de reservas, o hoje treinador viu o Flamengo abrir 2 a 0 de vantagem no jogo de volta com dois gols de Gaúcho. Minutos depois, porém, Julio César Toresani marcou para os argentinos e empatou o agregado – o jogo de ida havia terminado com vitória do River em casa por 1 a 0.
O placar não mais se movimentou, e a definição da classificação foi para a disputa de pênaltis. Veterano e ídolo do clube, Ramón Díaz foi escolhido para cobrar o pênalti decisivo, mas acabou a desperdiçando.
Sua sorte, porém, estava em dia. Júnior e Uidemar também perderam suas cobranças pelo Flamengo, e o River venceu por 4 a 3 para se classificar – com Ramón escapando do risco de se tornar o vilão daquele momento.
Além desse dia, Ramón ainda atuou no Maraca em mais uma oportunidade, dez anos antes, em amistoso contra o Fluminense , sendo titular durante os 90 minutos no empate em 1 a 1 pela Taça João Havelange, que foi conquistada pelo Tricolor.
Retrospecto favorável contra o Flamengo (mas não no Maracanã)
Como treinador, Don Ramón encarou o Flamengo em quatro oportunidades: duas pelo Vasco, uma pelo Al Hilal e uma pelo Corinthians, com duas vitórias a seu favor.
Seus triunfos, porém, ocorrerão longe do Maracanã. Nas duas ocasiões que comandou o Vasco no clássico, o treinador viu seu time passar em branco e, no máximo, conquistar um empate no Campeonato Carioca desse ano em 0 a 0. Será que chegou a hora desse retrospecto mudar?
Próximos jogos do Flamengo:
-
Corinthians (C) - 02/10, 21h45 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Bahia (F) - 05/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
-
Fluminense (C) - 17/10, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Corinthians:
-
Flamengo (F) - 02/10, 21h45 (de Brasília) - Copa do Brasil
-
Internacional (C) - 05/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
-
Athletico-PR (C) - 17/10, às 20h (de Brasília) - Brasileirão