Música e futebol sempre estiveram interligados. Na MPB , Jorge Ben Jor e Wilson Simonal são alguns dos artistas que, sempre que possível, faziam referências ao esporte – e ao Flamengo , clube do coração da dupla. Mas e quando acontece o contrário, e são os jogadores que se aventuram dentro dos estúdios? Exemplos não faltam – e a maioria deles no gênero do rap , um dos principais da atualidade.
No Brasil, Memphis Depay , do Corinthians , e Gabigol , que acabou de deixar o Flamengo , são atualmente os principais nomes do mundo da bola que se arriscam também diante dos microfones. Gabi, ou simplesmente "Lil Gabi" (seu nome artístico), inclusive, já revelou que os dois farão uma colaboração musical a ser lançada em breve.
O holandês tem várias músicas disponíveis nas principais plataformas de s treaming musical desde 2018 , e em 2020 lançou até o seu próprio álbum, intitulado "Heavy Stepper". Desde que o atacante desembarcou em solo brasileiro, a Fiel também abraçou a vertente musical de sua grande estrela, que tem até uma faixa com o nome do clube: "2 Corinthians 5:7" , de 2020. E Memphis até mesmo gravou uma colaboração que está para ser lançada com o MC Hariel , corintiano e um dos mais estourados da atualidade.
Gabigol tem três músicas lançadas, a primeira "Sei Lá" ( 2021 ), feita em parceria com o DJ e beatmaker brasileiro Papatinho . Em 2023 , foi a vez de "O Que Você Quer De Mim?" , e recentemente, no início de dezembro, "Mais Uma Estrela" , composta em parceria com TOKIODK e LeodoKick .
Porém, a dupla de atacantes não é a única a conciliar a carreira dos gramados com a música. O ESPN.com.br selecionou outros 5 jogadores que já se aventuraram – ou seguem se aventurando – musicalmente.
Rafael Leão
O atacante do Milan tem o seu próprio alter ego no mundo da música: "Way 45" , uma referência ao código postal da Jamaica, no Seixal, em Lisboa, onde nasceu e foi criado. A carreira musical, porém, é recente e teve início em 2020 , durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19, sobretudo na Itália, um dos países mais afetados. O português já tinha algumas letras e foi experimentando alguns beats para acompanhá-las. E com o feedback positivo de seus amigos, abraçou de vez a iniciativa.
Seu primeiro lançamento foi o single "Longe" , lançado em 2020. Mas de lá para cá já lançou dois álbuns, "Beginning" (2021 ) e "My Life In Each Verse" ( 2023 ), que juntos somam 24 faixas. E hoje ele já tem até uma gravadora, a 608 Record s, fundada ao lado do amigo e manager Leandro Twix, que possui outros artistas. As músicas de Rafael Leão são cantadas na sua maioria em português e inglês.
Desde sempre o camisa 10 do Rossonero teve referências para seguir no mundo da música, já que o seu pai foi cantor de semba (gênero musical angolano) e seu tio também é DJ. E algumas de suas faixas já ultrapassaram da marca das 400 mil reproduções nas principais plataformas de streaming de música. Rafa Leão também é amigo pessoal de músicos brasileiros, entre eles MC Daniel , que, inclusive, já o visitou no San Siro, em Milão.
Anderson Talisca
Companheiro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr , Anderson Talisca é mais um que divide a carreira nos gramados com a música – onde o seu nome artístico é Spark , escolha feita após o brasileiro assistir a um filme onde havia um personagem com esse sobrenome. As primeiras músicas "Sorte" e "Então Vem Bailar Comigo" foram lançadas em 2020 . E desde então, dois álbuns já foram lançados, "Cartas Marcadas" ( 2021 ) e "Antes de Você Ir" ( 2023 ).
Em suas músicas, ao estilo trap, uma das vertentes do rap, Talisca coloca tudo aquilo que vive fora dos gramados, especialmente os relacionamentos amorosos. No início de dezembro, saiu o seu lançamento mais recente, "Criminal" .
"A minha história com a música vem muito lá de trás. Eu para estudar no colégio onde eu morei, na Fazenda do Menor (em Feira de Santana, Bahia), eu tive que praticar música. Então foi a primeira forma que encontrei de trilhar caminhos com muito sucesso e ajudar a família foi com a arte. Depois veio o futebol e toda a trajetória”, disse o brasileiro, em entrevista à ESPN , em julho deste ano .
Amadou Onana
Meio-campista do Aston Villa , Amadou Onana é um dos mais novatos entre os jogadores "rappers". O senegalês naturalizado belga lançou o seu primeiro single em agosto deste ano, intitulado "Check On Me" , que já conta com quase 100 mil reproduções no Spotify , uma das principais plataformas de streaming de música do planeta. E na música, cantada em francês, assumiu a identidade artística de " 24AM" – uma junção entre o número de sua camisa e as iniciais de seu nome.
Moise Kean
Atualmente emprestado à Fiorentina , o atacante italiano escolheu o pseudônimo "KMB" para representá-lo na carreira musical. O seu single de estreia foi "OUTFIT" , lançado em 2023 , e que já conta com mais de 1,4 milhão de reproduções no Spotify . A faixa é uma parceria com o rapper 19F , que não fez parte da composição com Moise Kean , mas também a interpretou.
Devido ao sucesso, o italiano lançou na última segunda-feira (16) o seu primeiro álbum, "The Chosen" , que conta com 11 faixas e ainda com as participações de Stunna , Sey_Blessed e Elena Manuele .
A sua carreira na música, porém, começou longe dos microfones, estrelando em 2019 um dos videoclipes do rapper Boro Boro , de Turim, onde passou boa parte da carreira, já que ainda pertence à Juventus .
Alex Iwobi
Revelado nas categorias de base do Arsenal e atualmente no Fulham , o nigeriano se tornou o primeiro jogador da Premier League a lançar um EP enquanto atua na elite inglesa. Ainda em 2024 , sob o nome de "17" , Iwobi lançou o álbum intitulado "Don't Shoot" (Não atire, em tradução livre), juntamente com "Don-EE" (ex-jogador da seleção de base da Inglaterra , Medy Elito ) e "Skoli" (atacante do Ajax , Chuba Akpom , ex-companheiro de equipe nos Gunners ) e que conta com duas faixas, a título e ainda "Sunrise In Paris".
Uma das motivações para o atacante tentar a vida na música é servir de inspiração a outras pessoas, sobretudo os jovens, em uma tentativa de dissuadi-los de se envolverem com a violência nas ruas.
"Você vê coisas com armas e em Londres, onde eu cresci, você está prestes a ver algo", disse Iwobi, em entrevista à ESPN . "Todo mundo quer ser um jogador de futebol, um artista ou quer ganhar dinheiro rápido, o que não é a melhor coisa. Então, você vê coisas que não gostaria quando jovem. É só tentar permanecer no caminho certo. Eu não explicaria o que passei, mas vi coisas que não gostaria de compartilhar e superei isso".
Iwobi faz música há oito anos, mas começou a fazer freestyle quando estava na escola. No entanto, "Don't Shoot" foi a primeira música que ele lançou, pois temia que as pessoas pensassem que essa era uma distração de sua carreira no futebol. No fim de outubro deste ano, o nigeriano lançou o single "What's Luv?" , com "SPKS" e "Mbrown" .