Há pouco mais de 10 dias, o Flamengo já avaliava que seria necessária uma renegociação geral caso os jogos não retornassem no início de junho .

Mas esse plano de contenção pode ser antecipado diante de mais uma consequência forte da pandemia do novo coronavírus: a intenção da TV Globo de reduzir drasticamente as cotas de abril, maio e junho referentes ao Campeonato Brasileiro acendeu a luz amarela.

A informação foi dada primeiro pelo portal UOL .

O Flamengo, assim como outros clubes da Série A, recebeu a carta da emissora e entendeu que o baque pode ser grande, ainda que seja um ajuste de fluxo e não uma perda no total do contrato.

Caso haja mesmo essa redução o clube vê como inevitável a renegociação ampla antes do previsto com todos os setores: funcionários, atletas, fornecedores e também prazo de pagamentos em negociações firmadas, como já ocorreu com o Athletico-PR devido a Léo Pereira e Náutico, referente ao atacante Thiago.

"O Flamengo está forte financeiramente, mas serão necessários ajustes", reconhece uma fonte do clube.

A TV Globo deixou claro na proposta que o valor total do acordo será honrado e a cota fixa de 40%, cerca de R$ 22 milhões, quitada com reajustes em parcelas ao fim do ano.

O bolo referente ao pay-per-view continua inalterado, mas ainda assim o Flamengo entende que o corte, mesmo que momentâneo, de mais de 60% dos valores das parcelas dos três próximos meses comprometeria o caixa.

Há contas a pagar no horizonte, como a segunda parcela de 2,5 milhões de euros ao Goiás por 80% dos direitos de Michael. Até o momento, o Esmeraldino não foi procurado pelos rubro-negros para ajustar um novo prazo. A terceira parcela, também de 2,5 milhões de euros, vence em 25 de janeiro de 2021.

Há cerca de duas semanas o clube utilizou uma linha de crédito de R$ 40 milhões pré-aprovada em um banco, com juros mais modestos, para minimizar os impactos econômicos do Covid-19. Mas a falta de previsão até para retorno aos treinamentos atrapalha.

Alguns atletas já entraram em contato com a diretoria no início da pandemia dispostos a conversar para encontrar uma solução.

O Flamengo, até então, mantinha a ideia de pagamentos integrais, mas a corda esticada com baques como Adidas , Azeite Royal e possivelmente Globo obrigarão a um caminho mais radical.

Na avaliação interna sem ao menos uma data factível de previsão de retorno aos jogos o quadro se tornará insustentável e manter a máquina financeira a todo vapor seria irreal.

No seu orçamento de 2020 o Flamengo indicou uma previsão de arrecadação de R$ 282,8 milhões entre direitos de transmissão e prêmios nas competições, o correspondente a cerca de 39% da receita total.

O clube segue em discussões com a Adidas para receber a primeira parcela do patrocínio, de cerca de R$ 9 milhões e atrasada desde o início de abril, e busca a Justiça para cobrar a multa de R$ 1,2 milhão depois da rescisão unilateral do Azeite Royal , que estampava o calção do uniforme rubro-negro.

A ESPN entrou em contato com a TV Globo , que confirmou a proposta para um novo cronograma de pagamentos. A resposta na íntegra da emissora está abaixo.

"Desde a suspensão das competições, a Globo tem analisado de perto todos os impactos da pandemia no ecossistema do futebol e se debruçado sobre possíveis alternativas para superarmos esta crise. Assim, desenvolvemos um novo cronograma de pagamentos para 2020, que abrange os clubes com os quais temos acordos para a Série A; à CBF, referente aos acordos da Série B e da Copa do Brasil; e às Federações com as quais temos contrato para a transmissão de Estaduais. O cronograma de repasse da receita do Premiere para os Clubes da Série A se mantém inalterado até que o novo calendário seja confirmado.

Esse movimento reflete um esforço da Globo na tentativa de contribuir com o futebol durante os meses de crise, ainda sem conhecimento pleno dos impactos da pandemia nas nossas atividades, que podem gerar a necessidade de novos ajustes. É um cenário extremamente desafiador e com impactos importantes para todos. Somos otimistas e acreditamos na retomada do nosso futebol em breve, desde que com segurança para todos, não só pelo conteúdo que ele gera ao público em todas as plataformas, mas pela alegria e emoção que representa em um momento tão difícil para o Brasil."