Após ser derrotado pelo Atlético-MG na Copa do Brasil, o Flamengo volta as atenções para o Brasileirão contando com o retorno de uma “tropa de choque” para visitar o Ceará hoje, às 18h30, no Castelão, pela 18ª rodada. Preservados no meio de semana, Arrascaeta e Jorginho estão à disposição do técnico Filipe Luís. O comandante também pode promover a estreia do trio de reforços Samuel Lino, Emerson Royal e Saúl — que entraram no segundo tempo contra o Galo, na quinta-feira — no torneio nacional.
Além disso, o líder do campeonato (36 pontos), com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, tem a volta de Victor Hugo à lista de relacionados. O meia formado na base voltou de empréstimo no futebol turco e vinha treinando há duas semanas no Ninho do Urubu, podendo ajudar um setor que vem se fortalecendo.
Por outro lado, o Flamengo terá quatro desfalques, duas delas de última hora: o atacante Luiz Araújo ficou no Rio por controle de carga e o goleiro Matheus Cunha apresentou tendinite patelar no joelho esquerdo. Já Pedro e Wallace Yan eram ausências previstas: os atacantes estão suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o mesmo Atlético-MG, na última rodada.
As muitas baixas no setor ofensivo devem abrir espaço para Samuel Lino ser titular pela primeira vez. O reforço mais caro da história do rubro-negro — custou 22 milhões de euros (143 milhões de reais) mais 3 milhões (R$ 20 milhões) em bônus — deixou boa impressão nos 38 minutos que jogou na derrota para o Galo.
O adversário de hoje requer atenção especial, apesar de estar no meio da tabela, com 21 pontos. Na última rodada, o Ceará derrotou o então líder Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão. Inclusive, o resultado permitiu ao Flamengo reassumir a ponta da tabela no fim de semana.
Os ingressos foram esgotados pela torcida alvinegra e o técnico Léo Condé também levará força máxima a campo. O único desfalque da equipe nordestina é o zagueiro Luiz Otávio, em fase de condicionamento físico.