Morre Ladrilheiro, torcedor que ficou famoso em título do Flamengo em 81

Poucos torcedores influenciaram uma partida como foi o caso de Roberto dos Passos Pereira, que ficou conhecido como ladrilheiro após a final do Carioca de 1981. O torcedor símbolo do Rubro-Negro faleceu no dia 8 de setembro, aos 67 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Ladrilheiro, torcedor símbolo de 81, visita o Museu Flamengo — Foto: Reprodução

Ladrilheiro ficou conhecido como herói do título estadual do ano que se tornou mágico na história do Flamengo . O Rubro-Negro venceu os dois turnos e levantaria a taça do Carioca contra o Vasco com um simples empate, em qualquer uma das duas partidas da final.

Apesar da grande vantagem, o Vasco conquistou duas vitórias - 2 a 0, com gols de Roberto Dinamite, e 1 a 0, com gol do maior ídolo vascaíno. O título, então, ficou para o terceiro jogo. E é a partir deste momento que Ladrilheiro entra na história do Flamengo .

Nunes posa ao lado de Ladrilheiro em visita ao Museu Flamengo — Foto: Reprodução

No Maracanã, com mais de 160 mil presentes, o Flamengo abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo com gols de Nunes e Adílio. Mas, aos 38 da etapa final, Ticão descontou para o Vasco e trouxe emoção nos minutos finais. Neste momento, um torcedor rubro-negro invadiu o gramado e acabou "esfriando" a reação rival. O torcedor em questão era Roberto dos Passos Pereira, conhecido como "Ladrilheiro".

A situação causou uma revolta nos jogadores do Vasco e irritou até Dinamite, que era apontado como um dos atletas mais calmos. Na ocasião, Gilberto Corôa roubou a cena e deu uma rasteira em Ladrilheiro. O Flamengo ficou com o título carioca, e o torcedor saiu como herói. (Veja matérias abaixo)

Registro do Jornal O Globo sobre a final de 1981 do Carioca — Foto: Acervo O Globo

Os jogadores e dirigentes do Vasco acusam o Flamengo de ter incentivado a invasão ao gramado. Ladrilheiro, por sua vez, concedeu uma entrevista logo após a decisão e se defendeu das acusações. Ele revelou que tinha apostado com um amigo que comemoraria o título dentro de campo e, além disso, alegou estar fugindo de uma briga naquele momento.

Registro do Jornal O Globo narra a invasão do "Ladrilheiro" na final — Foto: Acervo O Globo

Em janeiro deste ano, Ladrilheiro foi convidado pelo Flamengo para conhecer o novo Museu que fica localizado na Gávea. O clube preparou uma surpresa para o torcedor e Nunes, o artilheiro das decisões, esteve o acompanhando durante a visita.

Nunes acompanha Ladrilheiro, torcedor símbolo do Flamengo, em visita ao Museu — Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte