Mineiro de Bicas, Danilo pode fazer sua estreia como titular do Flamengo justamente em seu Estado natal. Nesta quarta-feira, contra a Portuguesa em Uberlândia, o zagueiro volta a jogar em Minas Gerais depois de 13 longos anos fazendo carreira por grandes clubes da Europa: Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra) e Juventus (Itália).
Sua última partida em terras mineiras foi no dia 13 de outubro de 2011, quando ele estava no Santos e visitou o Atlético-MG na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Ainda lateral-direito naquela época, Danilo perdeu o duelo por 2 a 1, mas seu retrospecto é positivo no Estado e venceu mais da metade dos jogos por lá.
Revelado pelo América-MG, Danilo disputou 25 partidas em Minas Gerais, segundo dados do site "ogol". Ganhou 13, empatou sete e perdeu cinco, um aproveitamento de 61,3%. Além de Sete Lagoas, ele também jogou em outras seis cidades: a capital Belo Horizonte, Ipatinga, Ituiutaba, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
No estádio Parque do Sabiá, palco do jogo desta quarta, o ex-lateral tem 100% de aproveitamento. Venceu um jogo pelo América-MG de 3 a 1 contra o Uberlândia, com direito a uma assistência para Euller, pelo Campeonato Mineiro de 2010. E pelo Santos derrotou o América-MG por 2 a 1 no Brasileirão de 2011. Em ambos foi titular.
Nesta quarta, Danilo pode começar jogando tanto na lateral direita (já que Wesley foi poupado e Varela foi liberado para o velório de sua mãe no Uruguai), quanto na zaga, formando dupla com Cleiton. A bola rola às 19h (de Brasília) no Parque do Sabiá, pela oitava rodada do Campeonato Carioca.
Danilo está só há uma semana no Flamengo , mas já foi o suficiente para se empolgar. Tanto pela estrutura do Ninho do Urubu, que diz não deixar a desejar em nada para os grandes clubes europeus, quanto pelo time. Após estrear entrando nos minutos finais da vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo domingo no Mangueirão, na Supercopa do Brasil (que já valeu o primeiro título com a camisa rubro-negra), o zagueiro pediu a palavra no vestiário.
O ge apurou que Danilo se mostrou impressionado com a qualidade do time e que olhando de perto conseguia entender por que o clube ganhou tantos títulos nos últimos anos. Mesmo sendo titular da seleção brasileira, ele disse para os novos companheiros que já viu que vai precisar suar muito para buscar espaço e jogar nesse elenco. Um discurso visto com admiração por quem presenciou a cena e já encampando um papel de líder para motivar aqueles que não vêm sendo titulares.
Outro fator de motivação para Danilo é o calor da torcida. Ele não esconde que estava sentindo falta do carinho das ruas e está curtindo cada contato com os rubro-negros. Na última terça-feira, na chegada do time a Uberlândia, o zagueiro foi um dos jogadores que fizeram questão de ir para perto dos torcedores atender aos vários pedidos de fotos e autógrafos na porta do hotel.
— Vivendo um sonho! 😍 — escreveu nas redes sociais após conquistar a Supercopa do Brasil.
A Supercopa foi o 26º título da carreira de Danilo, sendo o quinto no futebol brasileiro. Antes ele conquistou Libertadores, Copa do Brasil e Paulistão pelo Santos, além da Série C do Brasileiro pelo América-MG. Em 2025, o zagueiro ainda vai disputar mais cinco títulos pelo Flamengo podendo engordar o currículo: Carioca, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv