Milan é mais incisivo que o PSG, acerta com o Fla por Paquetá e aguarda exames médicos

Flamengo acertou a venda de Paquetá para o Milan — Foto: André Durão

Flamengo acertou a venda de Paquetá para o Milan — Foto: André Durão

Ciao, Lucas Paquetá! A saudação que em italiano serve para "oi" e "adeus" cabe para Flamengo e Milan na noite desta terça-feira. O rubro-negro carioca acertou a negociação do camisa 11 para o milanês, e exames médicos serão realizados nesta semana para concretizar a transação. A informação foi dada pelo canal "Rafla Mengo", e confirmada pelo GloboEsporte.com.

Firme na decisão de contratar o jovem de 21 anos, o Milan atravessou as conversas bem adiantadas com o Paris Saint-Germain e venceu a disputa. A proposta de ambos é similar: cerca de 35 milhões de euros mais bônus por desempenho.

Pesou a favor dos italianos a forma incisiva de condução das conversas e uma possibilidade maior de aproveitamento de Paquetá. O Flamengo receberá 70% do valor , montante que detém dos direitos econômicos do camisa 11- ou seja, cerca de 25 milhões de euros . Os outros 30% são divididos entre o jogador e a Brazil Soccer, empresa que faz a gestão de carreira. Serão cinco anos de contrato com o clube italiano .

A transação foi conduzida pelo brasileiro Leonardo, apresentado em julho pelo fundo americano Elliot, que conduz o clube, como diretor esportivo. Desde o primeiro momento, o ex-lateral-esquerdo, revelado pelo próprio Flamengo, colocou Lucas Paquetá como alvo com a aprovação do treinador Gattuso.

Com o encaminhamento do acerto com o PSG, inclusive com o lobby de Neymar junto ao jogador, o Milan oficializou a proposta e seduziu os rubro-negros. Fontes ligadas a alta cúpula do Flamengo revelam que o CEO Bruno Spindel foi responsável por definir os detalhes finais da transação, pessoalmente em Milão.

O GloboEsporte.com não conseguiu contato com o empresário do jogador, Eduardo Uram. Em todas as tentativas no fim da noite de terça-feira e início da madrugada de quarta, o telefone caiu na caixa postal.

Venda abaixo da multa

Paquetá deixa o Flamengo em janeiro — Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com

Paquetá deixa o Flamengo em janeiro — Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com

Os valores envolvidos na transação em momento algum chegaram próximos dos 50 milhões de euros previstos como cláusula de rescisão contratual. Desde o início do assédio a Paquetá, era consenso entre as partes de que a quantia é utópica para um jogador acima dos 20 anos em análise do mercado internacional.

Destaque do Flamengo ao longo da temporada, Lucas Paquetá recebeu três sondagens mais fortes desde a janela de verão na Europa: Barcelona, PSG e, por último, Milan. Os catalães aguardaram o desenrolar do mercado para tomarem uma atitude mais firme, com os franceses as conversas avançavam, até que os italianos colocaram a proposta no papel e apresentaram um projeto de carreira.

A intenção é que Paquetá seja tratado como Kaká no início dos anos 2000, com todo suporte para evoluir futebolisticamente com a camisa rossonera. Além disso, entende-se que no Milan o meia-atacante terá mais oportunidade de ter sequência de atuações e adaptar-se ao futebol europeu com maior facilidade. Por tabela, com mais chances de ser figura constante na seleção brasileira.

Em agosto, Lucas Paquetá ganhou experiência na Seleção com Tite — Foto:  Pedro Martins / MoWA Press

Em agosto, Lucas Paquetá ganhou experiência na Seleção com Tite — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Lucas Paquetá estreou pelo profissional do Flamengo em março de 2016, após se destacar no título da Copa São Paulo daquele ano, mas demorou a ser firmar sob o comando de Zé Ricardo. A maré mudou com Reinaldo Rueda, que escalou o jovem como centroavante nas finais da Copa do Brasil e Sul-Americana do ano passado.

Em 2018, Lucas confirmou a evolução e se tornou o principal nome do Flamengo, sendo convocado por Tite para a lista de espera para Copa do Mundo da Rússia e, em seguida, para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador. O jovem soma 88 partidas e 17 gols com a camisa rubro-negra.

Como esperado pelo Flamengo e pelas partes envolvidas, Lucas Paquetá tem o futuro definido antes do fim de outubro. Resta agora a aprovação dos exames médicos, previstos ainda para esta semana, e dez jogos para que o camisa 11 troque as listras rubro-negras horizontais pelas rossoneras verticais.

— Foto: Divulgação

Fonte: Globo Esporte